Em AL, bares vão abrir antes das escolas: o que dizer a quase 1 milhão de alunos?
   26 de junho de 2020   │     0:07  │  2

Em Alagoas, tal qual São Paulo, o plano de o Decreto Nº 70.145, de 22 De Junho de 2020, institui o “Plano De Distanciamento Social Controlado”, com cinco etapas para retomada das atividades que estão suspensas no Estado em função da pandemia do novo coronavírus.

A partir de uma “matriz de risco que orientará a evolução/involução de fases”, o governo estipulou cinco fases. A atual, do jeito que está, é a vermelha. Na próxima, a laranja, devem ser reaberto, além do que já está funcionando, lojas até 400m2, igrejas, salões de beleza e barbearias

Na fase amarela, que deve entrar em vigor, se tudo correr como planejado, em 15 de julho, passam a funcionar shoppings centers e estabelecimentos congêneres; bares e restaurantes, funcionando com 50% (cinquenta por cento) de sua capacidade; e Transporte Intermunicipal e Turístico, funcionando com 50% (cinquenta por cento) de sua capacidade.

Na fase azul, que entraria em vigor no final de julho ou início de agosto, além da ampliação das outras atividades já autorizadas, passam a funcionar academias, clubes e centro de ginástica, funcionando com 50% (cinquenta por cento) de sua capacidade.

Somente na última fase, a verde, que deve ser implantada entre o final de agosto e início de setembro, é que o governo de Alagoas prevê a volta presencial de servidores públicos e das aulas presenciais.

A medida tem forte impacto no isolamento social. Afinal, são mais de 20 mil servidores que estão em regime de ponto facultativo somente na rede estadual e mais de 940 mil alunos que estão fora das salas de aula.

Em Alagoas, segundo o Censo Escolar de 2018, existiam 3.060 escolas, sendo 2.481 da rede pública.

O que dizer a esses alunos? Que terão que esperar mais dois meses sem aulas, enquanto shoppings, bares e restaurantes são reabertos?

E aos pais deles, aos que já estão trabalhando ou aos que terão que voltar trabalhar antes do retorno das aulas? Alguém perguntou com quem eles vão deixar as crianças?

Somente em creches eram 47,mil crianças matriculadas em 2018, além de outras 81,6 mil matrículas em pré-escolas e 272,8 mil nos anos iniciais. E, detalhe importante, cerca de 80% dessas matrículas eram em escolas públicas. Ou seja, de pessoas que certamente não terão como pagar alguém para ficar com seus filhos enquanto irão para o trabalho.

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Interiorano

    Infelizmente, nós estamos vivendo numa incerteza! Não há uma previsão pelo menos próxima da descoberta da vacina e vacinação global em massa e todo o Mundo está perdido! Abre se aqui, fecha se ali, reabre acolá, fecha novamente ali e o resultado é preocupante! Volto a repetir o que já repeti várias vezes : “o menos ruim” é que enquanto não se descobrir a vacina e se promover uma vacinação global em massa, todos (Comércio, Empresas, Escolas, Faculdades, Igrejas, Indústrias, Jogos de Futebol, os Trabalhadores em geral) só voltem a estudar/trabalhar/ir a cultos e missas/ir a jogos, se for em escala tipo revezamento! Cada setor, faria sua escala de trabalho! Escolas e Faculdades funcionariam só com a metade dos alunos, isto é, a metade estudaria num dia e a outra metade, no outro dia; As igrejas dividiriam os cultos/missas por idade, ou seja, um/uma culto/missa para quem t~em até 30 anos; Outro/outra culto/missa, para quem têm entre 30 e 60 anos; Outro/outra culto/missa, para quem têm acima de 60 anos; Jogos de futebol, só com a metade da capacidade do estádio e assim mesmo, dividido para as duas torcidas! Quem puder trabalhar home office que permaneça! Quem puder ter aula on line que continue! O fato é que praticamente durante todo esse ano, esse vírus miserável estará assombrando a população mundial! Peçamos/oremos/rezemos a DEUS para que ele dê inteligência/sabedoria aos cientistas/pesquisadores para que antes do Natal, se descubra uma vacina!

  2. Alagoas

    QUEM BEBE COMPRA CACHAÇA TODO DIA, SUPERMERCADOS E DEPÓSITOS DE BEBIDAS VENDEM DIARIAMENTE. FARMÁCIAS E SUPERMERCADOS REMARCAM PRECOS TODO DIA E CADÊ O GOVERNADOR E O PROCON QUE NAO FAZEM ABSOLUTAMENTE NADA.

Comments are closed.