Almeida pode ser a “surpresa” na disputa pela prefeitura de Maceió, aponta pesquisa
   30 de julho de 2020   │     18:28  │  0

O cenário eleitoral de Maceió pode mudar completamente se Cícero Almeida for mesmo candidato à prefeitura, como pretende.

O ex-prefeito da capital teria, segundo pesquisa da TDL, 9,3% dos votos se as eleições fossem hoje e ficaria em quarto lugar.

A ‘surpresa’ do levantamento é mesmo o bom desempenho de Almeida. Não pelos números em si, afinal ele já foi prefeito duas vezes e foi para o segundo turno na disputa contra Rui Palmeira em 2016.

Cícero, apesar de ter o nome lembrado por parte da população, não é considerado nos meios políticos como candidato a prefeito. Sem apoio político, estrutura ou tempo de TV, é improvável que ele se mantenha nesse patamar.

Mas só saberemos, efetivamente, se ele estará na disputa majoritária ou proporcional (vereador) depois das convenções.

O levantamento divulgado pela TDL Pesquisa e Marketing tem dois cenários. Um com e outro sem Cícero Almeida.

Vamos divulgar, por ora, o segundo cenário da pesquisa estimulada. Fora Almeida, os resultados da intenção de votos não tem grandes surpresas.

Segundo a pesquisa, se as eleições fossem hoje teríamos segundo turno e os dois primeiros colocados seriam JHC (PSB) com 21,1% e Alfredo Gaspar (MDB), com 15,3%. Na sequência, aparecem Ronaldo Lessa (PDT) com 11,3%; Cícero Almeida com 9,3%; Davi Davino Filho (PP) com 9,2%; Cícero Filho (PC do B) com 0,2%; Flávio Moreno (PSL) com 0,3%; Ricardo Barbosa (PT) com 0,5%; Tácio Melo (Podemos), com 0,2%; Ricardo Santa Rita (Avante) com 0,2%, Basile Christopoulos (PSOL) com 0,2%. Brancos/Nulos seriam 14,1% e indecisos 16,7%.

Retrato

Lembrando a todos que pesquisa é o “retrato” do momento. De hoje.  É cedo para ver quem, de fato, pode chegar lá. O cenário atual permite várias projeções para o segundo turno. Tudo vai depender das alianças políticas que ainda estão sendo costuradas e do desempenho dos candidatos no guia eleitoral e nas redes.

A pesquisa

A TDL Pesquisa e Marketing entrevistou 800 pessoas em Maceió, de 23 a 25 de julho e está registrada na Justiça Eleitoral, com o número AL04269/2020. A margem de erro é de 3,47%, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.