Alexandre Ayres vai ‘encarar’ deputados nesta quinta-feira
   9 de setembro de 2020   │     21:35  │  0

O secretário de Saúde de Alagoas, Alexandre Ayres, vai para um encontro mais do que esperado na Assembleia Legislativa do Estado. Foi formalmente ‘convidado’ – embora alguns parlamentares quisessem ‘convocá-lo’ – para falar das ações do governo no enfrentamento da Covid-19.

Além de Ayres, o secretário de Planejamento e Gestão, Fabrício Marques Santos, também participa da reunião com os deputados estaduais que acontecerá logo depois da sessão.

O encontro, programado para o início de agosto, foi adiado porque Ayres pegou Covid-19. Seria, na época, um balanço de 120 dias. Agora, os dois secretários vão falar dos “150 dias de Alagoas contra o novo coronavírus”.

A essa altura, avisa Ayres, a Covid-19 já preocupa tanto a área de saúde quanto antes. A maior pressão, no momento, por exemplo é o atendimento no HGE. O secretário admite que existe dificuldades para dar conta da ‘demanda reprimida’.

“Muitas pessoas que não foram aos hospitais e médicos durante a pandemia tiveram outros problemas de saúde agravados, com isso a procura por atendimento no HGE aumentou muito nos últimos dias. Esperamos resolver a questão na medida em que o atendimento no Hospital Metropolitano, que está em fase de transição, seja ampliado para outras doenças além da Covid-19”, aponta.

No balanço que vai apresentar aos deputados, Ayres deve citar mais de 7 mil internações hospitalares de pacientes de Covid-19 na rede pública estadual de saúde, além da construção de novos hospitais e UPAs, em Maceió e no interior.

“Vamos inaugurar o próximo hospital em União dos Palmares e este já será de atendimento geral, ou seja não será destinado exclusivamente a pacientes de Covid-19, como ocorreu com o Hospital Regional do Norte ou Hospital Metropolitano de Maceió”, adianta.

Convite

O deputado estadual Sílvio Camelo (PV), autor do convite para os dois secretários, adianta que Alexandre Ayres (Saúde) e Fabrício Marques (Planejamento e Gestão) vão a ALE para falar das ações de enfrentamento da Covid-19 no Estado.

“Pelo que venho acompanhando, o próprio governo tem interesse que os secretários façam todos os esclarecimentos aos deputados, até que Alagoas tem conseguido um dos melhores resultados do país no enfrentamento da Covid-19, graças a ações do Estado na área de saúde. Os próprios secretários pediram para fazer essa apresentação”, adianta.