Avante ‘dorme’ com JHC e ‘acorda’ com Gaspar
   16 de setembro de 2020   │     16:18  │  0

Ricardinho Santa Ritta passou os últimos doze meses percorrendo bairros de Maceió, conversando com lideranças, apresentando ideias de inovação, de gestão inteligente e participativa.

O caminho percorrido tinha um objetivo: disputar a eleição deste ano como candidato a prefeito de Maceió. Às vésperas da convenção do seu partido, o Avante, Ricardinho surpreendeu ao anunciar o apoio a JHC.

E se esperava que o Avante fosse junto. Era o combinado, segundo diferentes fontes, com os presidentes da nacional e da estadual do partido, o deputado federal Luiz Tibé e o empresário Marco Toledo.

A desistência, na reta final, tem confidenciado Ricardinho a alguns amigos, não foi por desânimo ou coisas do tipo. Sem o ‘controle’ do partido ele já não tinha segurança de que seu nome passaria na convenção, tese reforçada por ‘movimentos’ nos últimos dias em direção a outros candidatos – notadamente Alfredo Gaspar de Mendonça e JHC.

Pela relação, pessoal, Santa Ritta trabalhou para o partido ficar com JHC. De fato, o Avante ‘dormiu’ com JHC, mas ‘acordou’ com Gaspar.

A ata da convenção do partido, realizada nessa quarta-feira, traz a ‘surpresa’. De última hora (ou não) o Avante reforçou a coligação de Gaspar.

Até ontem, na convenção do MDB que confirmou o nome de Gaspar, o nome do Avante não constava da coligação.

A escolha – tenha tido ou não influência palaciana – portanto, já estava tomada ou pode ter sido decidida no começo do dia de hoje, antes da convenção.

Resumo da ópera: Ricardinho foi para JHC, o Avante com seus 9 segundos cica com Gaspar. Os que os dois candidatos podem ganhar?

A coligação do MDB com certeza ganha mais tempo no guia eleitoral. Já Ricardinho tem um histórico de resultados positivos na participação de campanhas eleitorais, como estrategista e coordenador – especialmente com JHC, a quem ajudou a eleger federal. Para saber se conseguirá o mesmo agora, na disputa pela prefeitura, será preciso esperar as urnas falarem.