Depois de ‘quase desistir’, padre Eraldo ‘vai à luta’ em Delmiro Gouveia
   18 de setembro de 2020   │     1:10  │  0

Em 2016, Eraldo Cordeiro (PSD), o Padre Eraldo, era tido como maior liderança política popular do sertão alagoano. Venceu as eleições para prefeito no maior município da região, Delmiro Gouveia, prometendo uma gestão “próxima do povo”. Passados 3 anos e 8 meses de gestão, a popularidade já não é a mesma.

Em terceiro nas pesquisas, com alto índice de rejeição, os rumores eram de que Padre Eraldo desistiria de disputar a reeleição. De fato, ele chegou a a alguns assessores mais próximos que não pretendia mais ser candidato.

A desistência de Eraldo beneficiaria diretamente seus principais adversários. Leia-se Ziane Costa, candidata do MDB e filha do ex-prefeito Lula Cabeleira e Renato Torres (PSB). Beneficiaria…

Eraldo desistiu de desistir. Ele teria sido convencido pelo deputado federal Marx Beltrão (PSD) a disputar a reeleição.

Marx Beltrão diz quem convenceu Eraldo a ser candidato à reeleição. E aposta em sua vitória. “Se o povo for justo com a cidade ele será reeleito”, aponta o deputado federal.

Com a candidatura de Eraldo, o cenário, em Delmiro Gouveia, fica indefinido, mesmo com pesquisas apontando liderança de Ziane. É que a candidata do MDB também tem forte rejeição.

Na cidade sertaneja, foram lançados vários candidatos a prefeito, mas tudo aponta para que a eleição polarize, na reta final, entre dois nomes. No momento, três nomes têm chance de entrar na zona de polarização: Ziane, Renato e Eraldo.

É provável que um dos nomes seja o de Ziane, pela força do seu grupo político e pela habilidade do seu vice, o ex-presidente da Câmara de Vereadores do município, Valdo Sandes. Se outro nome for o de Eraldo, que terá a “caneta na mão”, a eleição tende a ser uma das mais disputadas da história do. Se o segundo nome for o de Renato, o quadro é mais complexo. Eraldo, pela força do cargo, tende a ter uma boa fatia dos fotos, o que pode favorecer ainda mais quem já é favorito.

Disputa

Além de Ziane, Renato e Eraldo, estão na disputa pela prefeitura de Delmiro Gouveia o atual vice-prefeito, Gabriel Varjão (PTB), além de Sávio da Galeria (PSDB).