Quem ganha no segundo turno em Maceió? Veja pesquisa
   18 de setembro de 2020   │     22:19  │  12

O Instituto Data Sensu divulgou na segunda-feira (14) a primeira pesquisa eleitoral em Maceió, após a definição do novo cenário político que foi confirmado nas convenções partidárias. O levantamento realizado no dia 12 de setembro aponta para disputa acirrada entre quatro candidatos e joga a escolha do futuro prefeito da capital para o segundo turno.

Antes, um importante esclarecimento. Apenas três dos quatro primeiros colocados aparecem na simulação: JHC (PSB), Alfredo Gaspar (MDB) e Davi Filho (PP).

A pesquisa seria realizada sem o nome de Cícero Almeida (DC). “Decidimos colocar o nome dele depois que o partido confirmou a candidatura. Como o questionário já tinha sido encaminhado ao TSE, o nome não entrou na simulação de segundo turno”, explica Eugênio Albuquerque, diretor do instituto de pesquisa.

Lembrando para quem ainda não viu a pesquisa (acesse aqui para rever), foram traçados cenários espontâneo e estimulado.

Cenário espontâneo :

Alfredo Gaspar (MDB) – 7,7%
JHC (PSB) – 5,2%
Davi Davino Filho (PP) – 1,2%
Rui Palmeira (sem partido) – 1,2%
Outros – 3,0%
Branco/Nulo – 9,4%
Não sabe – Não opinou – 72,3%.

Cenário estimulado:

JHC (PSB) – 23%
Alfredo Gaspar (MDB) – 20%
Cícero Almeida – 15%
Davi Davino (PP) – 10%
Ricardo Barbosa (PT) – 2%
Lenilda Luna (UP) – 1%
Outros* – 1%
Branco/Nulo – 11%
Não sabe – Não opinou – 17%.
(*Josan Leite, Cícero Filho, Corintho Campelo, Ricardinho Santa Ritta)

Segundo turno

No confronto direto, simulando um eventual segundo turno, o Data Sensus, testou três cenários possíveis.

Em todos, o deputado federal JHC, do PSB, venceria, se as eleições fossem hoje.

Cenário 2:

JHC (PSB) – 42%
Alfredo Gaspar (MDB) – 28%
Branco/Nulo – 14%
Não sabe – Não opinou – 14%.

Cenário 3:

Alfredo Gaspar (MDB) – 34%}
Davi Filho (PP) – 30%
Branco/Nulo – 17%
Não sabe – Não opinou – 19%.

Cenário 4:

JHC (PSB) – 44%
Davi Filho (PP) – 24%
Branco/Nulo – 15%
Não sabe – Não opinou – 17%.

Retrato do momento

Pesquisa, é sempre bom lembrar, reflete o momento atual. Falta muito até a eleição. Os candidatos só agora estão começando, de fato, a campanha. Uma definição mais clara será possível depois do início do guia eleitoral. E nesse quesito, Davi e Gaspar estão melhores que JHC. Eles devem ficar, respectivamente, com 3min10segundos, 2m30s e 1m40s. Pesa, claro, o bom uso das redes sociais e o corpo a corpo.

É esperar para ver se JHC mantém o favoritismo ou se a força e habilidade dos outros candidatos vai conseguir reverter essa vantagem.

A pesquisa

O Instituto Data Sensus entrevistou 1.205 pessoas em Maceió, no dia 12 de setembro. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral, sob o número AL00093/2020.

O intervalo de confiança é de 95%. A margem de erro é de 2,83% – para mais ou para menos – sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Foram ouvidos eleitores de 16 anos ou mais, com estratificação por idade e sexo do eleitorado da capital de Alagoas, equivalente a 592.388 pessoas. A amostra foi feita pelo método PPT -Probabilidade Proporcional ao Tamanho (Para mais detalhes, verificar imagens abaixo)

Arapiraca

Volto ainda com mais detalhes da pesquisa Data Sensus. A demora é reflexo do imbróglio emedebista no agreste que ganhou considerável espaço não só neste blog, mas em toda a mídia alagoana.

 

COMENTÁRIOS
12

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Valfran dos santos lima

    Meu caro repórter você fala muito em políticas pois eu queria através de você quando este governo Renan vai implantar o piso de 2020 da educação pois aumento dele nunca nós do nível médio tivemos pois quem dá o aumento é o ministério da educação e este cidadão fica enrolando agora para tirar dos aponsentado e pensionista ele saba fazer juntos com a cambada de deputados o governo de Roraima já implantou o piso aliás todos os estados já fizeram só aqui que este desgoverno ainda não implantou e tem mas está verba vem do governo federal então fica este apelo.

  2. Jota Arruda

    O Ciço do Lixo vai ter que explicar o laranja dele que usa há mais de 10 anos uma casa em Cruz das Almas para praticar crimes. Há denúncias nos processos 0014049-32.2011.8.02.0001 e 0720932-36.2020.8.02.0001

  3. Sylvia Steiner Albuquerque

    Suas publicações são sempre tendenciosas Edvaldo, sua trajetória mostra exatamente isso, você sempre pende para quem financiar melhor. JHC será o prefeito de Maceió, você pode escrever o que quiser aqui. Daí depois de 01 de janeiro vc vai procurar a assessoria do novo prefeito para pedir patrocínio né!!!

      1. Sylvia Steiner Albuquerque

        Não, sou uma cidadã comum, meu salário não vem de gabinetes ou palácios, vem de muito trabalho. Mas já ouvi falar muito de você, da suas abordagens, do seu “em cima do muro”.
        Em janeiro vc publica aqui e certamente distribuirá elogios ao prefeito eleito.

        1. Edivaldo Júnior Post author

          Vamos esperar janeiro…
          por favor, continue lendo e fiscalizando… Será ótimo ter leitores como vc, críticos..
          mas lhe diria que se fosse para rasgar elogios, de olho em quem é favorito, faria isso desde já… não só com candidatos, mas também com quem já está no poder…

          quanto a JHC, já fiz textos que poderiam ser considerados favoráveis, inclusive o que lhe motivou a fazer o primeiro comentário, em que ele aparece como favorito no segundo turno… Nada de pessoal contra ele… quem me conhece sabe que tenho relação de amizade e respeito com a família caldas.. mas nem por isso devo deixar de escrever o que considero correto, mesmo que desagrade alguns poderosos… incluindo os Caldas …

  4. FEIJÓ

    ACREDITO QUE O ELEITOR VOTANDO EM RONALDO LESSA JUNTO COM JHC OU EM ALFREDO GASPAR APOIADO POR RENAN FILHO, CAIRÃO NA MESMA ENCRUZILHADA DE ERROS SEM CORREÇÃO.

  5. Sandro

    O cenário político de hoje nem sempre é o de amanhã. Candidatos que hoje estão nas primeiras colocações podem perder a eleição para improváveis vencedores. Quem acompanha o processo eleitoral desde o início, sabe muito bem que se a eleição fosse há seis meses atrás, Alfredo Gaspar venceria facilmente, mas hoje disputa acirradamente com Davi Davino, JHC e com Cícero Almeida, que não tem o poder financeiro, mas tem o carisma popular. Difícil é dizer quem vai administrar a bomba que Rui Palmeira deixará.

Comments are closed.