Novo polo industrial em Maceió: do palanque para a prática
   20 de outubro de 2020   │     19:00  │  0

O distrito industrial Luiz Cavalcante cumpre um papel importante na economia de Maceió, mas já não consegue mais atrair novas empresas para a cidade. Não é só. Sem novas áreas disponíveis no local, indústrias que já funcionam na capital e precisam ampliar a área instalada estão anunciando a migração para municípios da região metropolitana.

Recentemente isso aconteceu com o macarrão Pajuçara e com a Copra, que anunciaram a construção de novas unidades em Pilar e Murici.

Maceió tem tudo para atrair novas indústrias. Aeroporto, porto, a maior malha rodoviária do Estado e mão de obra qualificada. É fato. Mas falta uma área adequada para a construção de novas empresas.

A ideia de construir um novo polo industrial, lançada por um candidato a vereador, não é nova. Mas agora ganha força na campanha eleitoral. Allan Pierre, que disputa vaga pelo PSC, levou a proposta para o palanque e ganhou o reforço do candidato a prefeito Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB) e do governador Renan Filho (MDB).

“Maceió, depois que o distrito industrial Luiz Cavalcante deixou de ter áreas disponíveis, deixo de ter terrenos, passou a perder empresas, indústrias para outras cidades da região metropolitana, porque lá fizeram investimentos, fizeram outros polos industriais. Estas cidades também merecem, é verdade. Mas Maceió precisa voltar a ter um polo industrial à altura da nossa capital”, disse Renan Filho em declaração nas redes sociais, que ganhou repercussão em vários veículos locais.

A proposta de Allan Pierre é que o polo seja construído na região do Benedito Bentes, em área próxima a rodovia com interligação para a região norte e para o aeroporto.

Para sair do papel, a proposta não poderá ficar apenas no ‘palanque’. Independe depois dos resultados das urnas, governo, setor produtivo e o futuro prefeito – seja ele quem for – devem se reunir levar adiante o projeto. Afinal, está claro que Maceió, independente de eleições, precisa de um novo polo industrial.