O melhor desempenho: Alfredo com católicos, JHC com jovens e Davi no ensino fundamental
   27 de outubro de 2020   │     18:09  │  3

Um recorte da pesquisa Ibope feita por encomenda da TV Gazeta de Alagoas mostra um desempenho bem diferente entre os principais candidatos à prefeitura de Maceió. Católicos, evangélicos, jovens, eleitores mais pobres ou mais ricos têm preferências diferentes.

O cenário continua de disputa acirrada entre os três primeiros colocados. De acordo com o levantamento, realizado em todos os bairros da capital, o ex-procurador Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB) e o deputado federal JHC (PSB) aparecem numericamente empatados, com 24% cada um. Já o candidato Davi Davino Filho teve forte crescimento, aumentado 10 pontos percentuais, saindo de 5% para 15% em duas semanas.

O candidato do MDB, segundo o levantamento, tem seus melhores desempenhos entre os católicos (29%), entre eleitores que de 25 a 34 anos (29%) e os que avaliam positivamente a gestão de Rui Palmeira (32%).

O candidato do PSB tem seus melhores desempenhos entre os evangélicos (29%), entre eleitores que de 16 a 24 anos (31%) e eleitores com ensino médio (27%).

Diferente de Gaspar, JHC tem oscilações menores, para cima e para baixo o que levou os dois ao empate numérico.

O candidato do Progressistas em seus melhores desempenhos entre eleitores com ensino médio (23%), com renda de até um salário mínimo (20%) e mulheres (18%).

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 17 a 23 de outubro, ouvindo 504 entrevistados por meio do telefone. Segundo o Ibope, o nível de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Para a realização das entrevistas foram selecionados aleatoriamente, dentro do município, números de telefones com base no cadastro da operadora de telefonia local dos números pós-pagos.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo nº AL-09340/2020.

Vale a pena ler de novo:  Ibope aponta forte crescimento de Davi e queda de Alfredo, JHC e Cícero

Veja a pesquisa:

COMENTÁRIOS
3

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Sebastião Candido Júnior

    A PESQUISA OFERECE UMA DESMONSTRAÇÃO INEQUÍVOCA DA LIDERENÇA DO CANDIDATO JHC NA CAMPANHA PARA PREFEITO DE MACEIÓ, ENQUANTO ISSO SEUS CONCORRENTES ESTÃO SE DEGLADIANDO,INCLUSIVE UM DELES DISPENSOU O MARQUETEIRO, AO VERIFICAR QUE A FORÇA DA MAQUINA PÚBLICA NÃO FUI SUFICIENTE PARA ALAVANCAR SUA CANDIDATURA, DAVI DIVINO, EVOLUIU SOBRE MANEIRA,TENDO EM VISTA QUE GRANDE PARTE DO ELEITORADO DO CANDIDATO CICERO ALMEIDA DECEPCIONADA COM O DESEMPENHO NA CAMPANHA MIGROU PARA O CANDIDATO DAVI DIVINO.

  2. Tony

    Não vejo os católicos engajados na campanha de Alfredo Gaspar. Inclusive, a Igreja Católica Apostólica Romana em Maceió, recomendou que os fiéis leigos e leigas, que desejarem participar da campanha eleitoral, que afastem-se das funções de liderança e/ou coordenação, de catequese, de ministro extraordinário para a distribuição da Sagrada Comunhão, de leitor ou cantor litúrgico, ou de qualquer outra função exercida na Arquidiocese de Maceió e Paróquias da Arquidiocese de Maceió.

    Jovens com JHC, tem muitos, mas recebendo para segurar bandeiras, distribuir santinhos e acompanhar o candidato para fazer números.

    Davi Davino, anunciado como candidato preferido do eleitorado que tem o ensino fundamental, vai precisar unir outras classes escolares para obter a maioria dos votos, senão, adeus Prefeitura.

Comments are closed.