Previsão: veja quantos vereadores cada partido deve fazer em Maceió
   1 de novembro de 2020   │     13:06  │  3

Mantendo a tradição, o blog apresenta previsões sobre a disputa de vagas proporcionais nas eleições. Em Maceió, são 25 cadeiras em disputa para a Câmara de Vereadores, uma das mais importantes ‘vitrines’ da política alagoana.

Da Câmara da capital já saíram vários deputados estaduais, federais, senadores, prefeitos, ministros e até governador do Estado. Aí cabem nomes como Ronaldo Lessa, Carimbão, Maurício Quintella , Cícero Almeida, Kátia Born, Heloísa Helena, Benedito de Lira e Arthur Lira, só para citar os mais conhecidos na atualidade.

A eleição de vereador na capital será especialmente acirrada este ano. Com a mudança da regra eleitoral, a disputa agora é feita apenas por partidos e não mais por coligações.

A expectativa é de um quociente eleitoral entre 16 mil e 17 mil votos por vaga, considerando o total de eleitores (592 mil), número de vagas (25), abstenção e votos válidos (com abstenção e subtração de brancos e nulos).

Nesse cenário minha estimativa, feita na semana passada (veja aqui) é que entre 10 e 11 partidos deverão eleger vereadores na capital.

Considerado um dos melhores analistas políticos do Estado, o advogado Adeilson Bezerra fez uma avaliação mais aprofundada a pedido do blog. Depois de conversar com vários dirigentes partidários, ele envia uma previsão com possibilidade de eleição de candidatos de até 14 partidos.

Lembrando que são 27 partidos concorrendo oficialmente, mas alguns com apenas um ou dois candidatos, sem chances de “chegar lá”: MDB, PP, PSD, PRTB, PSB, PSDB, DEM, PODE, PSC, PTC, PV, PCdoB, PT, Rede, PSOL, PDT, Avante, Cidadania, DC, Patriota, PCB, PMN, PROS, PSL, PTB, Republicanos, UP.

Veja a previsão

Pelo que já vi e ouvi, concordo em mais de 90% com a previsão aqui apresentada. O texto a seguir é de Adeilson Bezerra.

Maceió tem uma eleição com várias frentes disputando a Câmara de Vereadores. O coeficiente eleitoral será em torno de 16.500 votos. A pedido de líderes partidários, candidatos e jornalistas apresento a minha previsão.

Antes, porém aposto que poucos candidatos podem ser campeões de votos, pois para cada candidato que se apresenta na área policial, do humor, da prestação de serviços a comunidade tem um concorrente com trabalho semelhante e isso deixa o eleitor “desfocado”.

Assim apresento minha previsão para eleição de vereador em Maceió que tem 19 frentes disputando.

DEM: 1

PP: podendo disputar uma terceira vaga na média partidária

PRB: disputando uma vaga na média partidária

PDT: disputando uma vaga na média partidária

PT: disputando uma vaga na média partidária

PTC: 1 vaga

PSD: 2 disputando uma terceira vaga na média partidária

PSC: 2 disputando uma terceira vaga na média partidária

PRTB: 2

MDB: 6

PMN: ZERO

PTB: ZERO

PROS: disputando uma vaga na média partidária

REDE: ZERO

PSOL: ZERO

PC do B: disputando uma vaga na média partidária

PSDB: disputando uma vaga na media partidária

PODEMOS: 2, disputando uma terceira vaga na média partidária

PSB: 2 disputando uma terceira vaga na média partidária.

Assim serão eleitos 20 vereadores de forma direta e ficarão 5(cinco) cadeiras para disputa entre os partidos que estão próximos de fazer o coeficiente eleitoral ou está disputando mais uma vaga pela média partidária.

Nesta disputa, estão PROS, PRB, PSD, PP, PT, PCdoB , PODEMOS, PSB, PDT, PSC e PSDB. Mesmo remotamente o MDB poderá entrar na briga de mais uma vaga caso o desempenho dos concorrentes despenque nesta reta final.

Esclarecendo:

1 – Bezerra trata como ‘frentes’ partidos que conseguiram formar chamas competitivas, com vários candidatos, excluindo aqueles que lançaram nomes apenas para constar a participação no processo eleitoral.

2 – Vaga direta é a conquistada quando o partido atinge o quociente eleitoral (soma de todos os votos nos candidatos e na legenda) e por média é obtida na disputa com as “sobras” de vagas não preenchidas de forma direta.

COMENTÁRIOS
3

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

Comments are closed.