Mantendo a tradição, o blog apresentou previsão sobre a disputa de vagas proporcionais nas eleições. Em Maceió são 25 cadeiras em disputa para a Câmara de Vereadores.
Este ano, repito, a eleição de vereador será especialmente acirrada na capital. A expectativa é de um quociente eleitoral entre 16 mil e 17 mil votos por vaga. Minha estimativa, é que entre 10 e 11 partidos podem eleger vereadores na capital.
Considerado um dos melhores analistas políticos do Estado, Adeilson Bezerra fez uma avaliação mais aprofundada a pedido do blog.
Depois de conversar com vários dirigentes partidários ele envia uma previsão com possibilidade de eleição de candidatos de até 14 partidos. Lembrando que são 27 partidos concorrendo oficialmente, mas alguns com apenas um ou dois candidatos, sem chances de “chegar lá”.
Na previsão inicial, Bezerra não incluiu o PSL. O presidente do partido em Maceió, Flávio Moreno entrou em contato com ele e com o blog e apresentou estimativas de votos dos candidatos.
E a partir dessa informação, o PSL também foi incluído entre as legendas que poderão fazer ao menos um vereador em Maceió.
Um detalhe, Flávio Moreno, que disputou a eleição de senador em 2018, também está na disputa por uma das 25 vagas de vereador em Maceió.
Veja a previsão
Previsão para eleição de vereador em Maceió que tem 19 frentes disputando.
DEM: 1
PP: podendo disputar uma terceira vaga na média partidária
PRB: disputando uma vaga na média partidária
PDT: disputando uma vaga na média partidária
PT: disputando uma vaga na média partidária
PTC: 1 vaga
PSD: 2 disputando uma terceira vaga na média partidária
PSC -2 disputando uma terceira vaga na média partidária
PRTB: 2
MDB: 6
PMN: ZERO
PTB: ZERO
PROS: disputando uma vaga na média partidária
REDE: ZERO
PSOL: ZERO
PC do B: disputando uma vaga na média partidária
PSDB: disputando uma vaga na media partidária
PODEMOS: 2, disputando uma terceira vaga na média partidária
PSB: 2 disputando uma terceira vaga na média partidária.
PSL: disputando uma vaga na média partidária
Assim serão eleitos até 20 vereadores de forma direta e ficarão até 5(cinco) cadeiras para disputa entre os partidos que estão próximos de fazer o coeficiente eleitoral ou está disputando mais uma vaga pela média partidária.
Nesta disputa, estão PROS, PRB, PSD, PP, PT, PCdoB , PODEMOS, PSB, PDT, PSC, PSL e PSDB. Mesmo remotamente o MDB poderá entrar na briga de mais uma vaga caso o desempenho dos concorrentes despenque nesta reta final.
Esclarecendo: Bezerra trata como ‘frentes’ partidos que conseguiram formar chamas competitivas, com vários candidatos, excluindo aqueles que lançaram nomes apenas para constar a participação no processo eleitoral.
Marcos Marinho. A pandemia fez com que Heloísa não consegue êxito. Exemplo a maior parte de seus eleitores estudantes da Ufal, estão em retiros no interior. E longe de seus redutos eleitorais.
Não faz ninguém o PSL. Já está fechado. Não tem mais vagas pra ninguém. PSC 3, PP 3, MDB 6, PRTB 2, PSB 3, PT 1, PODEMOS 2, DEM 1, PSD 3 e PSDB 1. Quem Viver Verá. Abraços.
Dizer que a REDE não elege um vereador é o cúmulo da desonestidade de vcs . A REDE tem seu maior cabo eleitoral de Maceió candidata a vereadora que e hoje Heloísa Helena.
Nao faz ninguém o PSL. Não tem mais vagas. Já está tudo fechado. PSC 3, PP 3, PRTB 2, MDB 6, PSB 3, PODEMOS 2, DEM 1, PSD 3, PT 1, PSDB 1. Quem Viver Verá. Abraços a Todos.