Em Alagoas prefeito é eleito pela sexta vez na mesma cidade
   17 de novembro de 2020   │     18:58  │  0

Não é em toda eleição que se vê algo parecido. Ainda mais num pleito atípico, marcado pelo “vento” da mudança em boa parte das cidades que tinham candidatos à reeleição.

Dos 101 prefeitos eleitos nesse domingo 15 em Alagoas, um deles vai assumir o cargo no próximo dia 1o de janeiro pela sexta vez. E na mesma cidade.

É uma raridade mesmo. Uma pesquisa na internet mostra que são poucos casos no Brasil. Em Pernambuco teve prefeito eleito por seis vezes, mas em três cidades diferentes.

Aqui em Alagoas, tem alguns ex-prefeitos com 4 mandatos que já passaram o “bastão” para a próxima geração. É o caso de Lula Cabeleira, em Delmiro Gouveia, que conseguiu eleger este ano sua filha, Ziane Costa (MDB), prefeita do município.

Alguns prefeitos que começaram mais jovens já vão pro quarto mandato. É o caso de Geraldo Filho (MDB), reeleito em Carneiros com mais de 77% dos votos válidos.

A reeleição nesses casos é uma mistura da qualidade da gestão, da articulação política e do trabalho nas redes sociais.

E foi essa a “fórmula” utilizada pelo atual prefeito de Quebrangulo, Marcelo Lima (MDB). No domingo, 15, ele foi reeleito para o seu sexto mandato com mais de 79% dos votos.

Para ter uma reeleição mais tranquila, Marcelo fez uma composição com Emanoel Cardoso (PSDB), que foi seu candidato a vice. Cardoso seria, segundo as pesquisas, o concorrente mais forte contra Lima.

Marcelo Lima, prefeito reeleito de Quebrangulo

Trajetória

Apesar de ter sido eleito para o seu sexto mandato, Marcelo Lima tem “apenas” 60 anos – ainda com “chão” pela frente, se quiser continuar na política.

A primeira eleição dele foi em 1982, pelo PDS. Disputou como vice de Frederico Maia Filho e assumiu como prefeito entre 86 e 88. Em 1992, já pelo PFL, foi eleito prefeito. Depois foi eleito em 2004 pelo PSB, em 2008, 2016 e 2020 pelo PMDB.

Votação

Marcelo Lima foi reeleito prefeito de Quebrangulo com 79,12% dos votos, sendo o 4º prefeito mais votado de Alagoas, percentualmente. O seu vice é Emanoel Cardoso, do PSDB. A porcentagem representa 5.065 votos. Marcelo Lima derrotou Cleide de Corina, que teve 20,88%, 1.337 votos.

Outro dado importante na cidade é que o prefeito reeleito conseguiu eleger todos os nove vereadores da Câmara Municipal.