A primeira pesquisa Ibope/TV Gazeta do segundo turno da eleição para a Prefeitura de Maceió, mostra uma estratificação do eleitorado bem diferente entre os dois candidatos.
Os números da pesquisa divulgada nessa segunda-feira (23) no telejornal AL TV 2 mostram, na sondagem espontânea, que o candidato João Henrique Caldas, o JHC (PSB) com 37%, enquanto Alfredo Gaspar (MDB) tem 32%. Nessa amostragem, 16% dos entrevistados não souberam responder, 13% apontaram que pretendem votar branco e nulo e 2% em outros candidatos.
Na amostra estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao entrevistado, o candidato João Henrique Caldas, o JHC (PSB) tem 42% das citações e Alfredo Gaspar (MDB) 38%. Nessa amostragem, o número de indecisos cai para 9% (não sabe/não respondeu), enquanto 11% disseram que pretendem votar branco ou nulo.
Nos votos válidos – que utiliza a mesma metodologia que a Justiça Eleitoral -, o Ibope aponta JHC com 53% e Alfredo Gaspar com 47%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) com o número AL-08875/2020. A margem de erro é de 4%, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. Foram ouvidos 504 eleitores, entre os dias 21 e 23 de novembro.
Recortes
No recorte por sexo, Alfredo tem 39% entre os homens e 38% entre as mulheres. JHC tem 38% entre homens e 46% entre as mulheres.
Por idade, o candidato do MDB, Alfredo Gaspar de Mendonça, tem melhor desempenho, de 54%, entre eleitores com 55 anos ou mais e 39% entre eleitores de 35 a 44 anos.
O candidato do PSB, JHC se sai melhor entre os mais jovens. Tem 51% na faixa de 16 a 24 anos e 48% na faixa de 35 a 44 anos.
Renda
No segmento por renda familiar, Alfredo tem melhor desempenho (43%) na faixa de 5 salários ou mais e 41% entre eleitores com até um salário-mínimo.
JHC tem melhor desempenho, com 48%, entre eleitores que ganham de 1 a 2 salários e 43% entre os que ganham de 2 a 5 salários.
Religião
Alfredo tem a liderança entre eleitores católicos com, 48%, enquanto JHC com 49% tem melhor desempenho entre evangélicos e também lidera com 46% em outras religiões.
Abstenção
Na pesquisa 89% dos entrevistados disseram que pretendem votar no próximo dia 29. Mas a abstenção deve ficar bem acima de 11%. No primeiro turno, mesmo com a acirrada disputa por uma vaga de vereador, a abstenção em Maceió foi de 25%.
Essa eleição é atípica. A população de Maceió fará através do voto uma avaliação dos governos Rui Palmeira (Municipal) e Renan Filho (Estadual). Aqueles que votam em Alfredo Gaspar, aprovam as administrações atuais. Os eleitores que discordam das gestões de Rui e Renan, votam em JHC. Os candidatos João Henrique Caldas e Alfredo Gaspar de Mendonça Neto não são nenhum “santo” e nem tão pouco “milagreiros” para cumprir as “falsas promessas” que estão fazendo ao eleitorado maceioense.
Lamentavelmente, “prometer sem condições de o fazer”, é uma pratica dos nossos políticos, como fez Rui Palmeira na última eleição, que prometeu muito e fez muito pouco e o resultado é o descredito popular.
Um conselho aos nossos políticos: Trabalhem para fazer o que prometeram, a memória do eleitor está melhorando muito com o advento da Internet. Ah, servidor público é o fiel da balança nas eleições. Seus votos e dos familiares pesam muito no resultado final.
O DEPUTADO FEDERAL JHC, CANDIDATO A PREFEITO DA CAPITAL, REALIZOU SUA CARREIRA POLÍTICA NÃO FICOU PRESO A UM PASSADO QUE NÃO FOI SEU, CONQUISTOU SEU LEGADO COM SUA PRÓPIA LUZ, FAZ PARTE DE UM GRUPO SELETO DE 27 DEPUTADOS QUE DEPENDEU DOS VOTOS PROPIOS PARA SE ELEGER. A FORMA SÓBRIA E AUSTERA, NO TRATO COM O DINHEIRO PÚBLICO O TRANSFORMOU EM CAMPEÃO DE VOTOS,CONCLUSÃO ELEIÇÃO SÓ É GANHA APÓS A CONTAGEM DOS VOTOS, NO ENTATO PELO ANDAR CARRUAGEM JHC SERÁ O PRÓXIMO PREFEITO DE MACEIÓ.