Quem leva o segundo turno? 6 pesquisas revelam preferência do eleitor em Maceió
   25 de novembro de 2020   │     20:22  │  0

No primeiro turno, a abstenção levou a melhor na capital de Alagoas. Mais de 148 mil eleitores (25,04%) não apareceram para votar no dia 15 de novembro. Outros 62 mil (14%) votaram nulo ou branco.

Os candidatos que passaram ao segundo turno em Maceió, Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB) e João Henrique Caldas, o JHC (PSB), tiveram 110 mil e 109 mil votos respectivamente.

Agora, os dois estão em campanha acirrada numa eleição, que apesar do tom de ataques e contra-ataques nos debates e nas redes sociais, não parece ter empolgado o eleitor.

O desafio é conquistar os mais de 370 mil eleitores aptos que não votaram neles no primeiro turno. Aí cabem os votos de Davi Davino Filho (97 mil) e dos outros candidatos que juntos tiveram a preferência de 65 mil eleitores, somados à abstenção, nulos e brancos.

A primeira pesquisa Ibope no segundo turno, divulgada na segunda-feira, 23, aponta uma diferença de quatro pontos (JHC 42 x 38 Alfredo) na estimulada.

Será que os candidatos vão conseguir empolgar? As próximas sondagens de opinião devem apontar as tendências do eleitorado.

Após o início da campanha na rádio e na TV e da realização dos primeiros debates, uma nova rodada de pesquisas começa a ser divulgada nesta quinta-feira (26). E tem pesquisa para tudo que é gosto.

As novas sondagens vão revelar se nesses poucos dias de campanha se a opinião do eleitorado mudou.

Os primeiros levantamentos devem ser divulgados já nesta quinta-feira. Na página do TSE duas pesquisas de intenção de votos estão registradas em Maceió com previsão para divulgação no dia 26.

São levantamentos da Associação dos Estudantes de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade Federal de Alagoas e do Instituto Paraná Pesquisas.

Na sexta-feira, 27, outros três institutos poderão divulgar pesquisas em Maceió, de acordo com registros no TSE. São os levantamentos de MB Barros Consultoria Ltda – ME/ Instituto Datasensus, Nervera Serviços de Informática Ltda/Nervera e do Ibope/TV Gazeta de Alagoas.

No sábado (28) o Inape Pesquisa também divulga levantamento sobre o segundo turno das elei em Maceió.

Contou? São seis pesquisas. Tem ou não pesquisa para tudo que é gosto?

Espera

Apesar do registro de tantas pesquisas, o resultado do Ibope, como sempre, é o mais aguardado. O instituto teve a melhor taxa de acerto nas eleições da capital no primeiro turno. E, detalhe importante, o novo levantamento será divulgado na sexta-feira (27) no AL TV 2, apenas três horas antes do último e decisivo debate na TV, que será realizado na TV Gazeta de Alagoas. Mas essa é outra história.