O ‘mago das coligações’ acertou as previsões na eleição de Maceió? Confira
   27 de novembro de 2020   │     21:59  │  1

Mantendo a tradição, o blog apresentou, duas semanas antes previsões sobre a disputa de vagas proporcionais nas eleições.

Em Maceió, foram eleitos 25 vereadores disputa para a Câmara Municipal, importante ‘vitrine’ da política alagoana.

A eleição deste ano foi especialmente acirrada. A abstenção de 25%, mais 14% de votos nulos e brancos e o grande número de candidatos na disputa (598 para 25 vagas) tornou o processo de avaliação e previsão muito mais complexo.

A primeira estimativa do blog foi apresentada, em conjunto com o ‘mago das coligações’, Adeilson Bezerra, foi publicada duas semanas antes da eleição. Ele apontou quantos vereadores cada partido deveria eleger.

Será que ele acertou? Vamos conferir. Mas antes, algumas observações importantes. A mudança na rega que permite aos partidos eleger candidatos sem atingir o quociente eleitoral – ou seja fazer a primeira vaga apenas com as “sobras” ou por média – foi decisiva na composição da nova Câmara de Vereadores de Maceió.

A mudança na regra eleitoral ajudou partidos como PT, PTC, Republicanos e PSDB que não atingiram o quociente a eleger um vereador. E tirou de outros partidos a chance de fazer mais vagas. Aí cabem MDB e PP por exemplo, que deixaram de fazer mais um vereador cada por diferença de poucos votos.

Vamos lembrar a previsão de Adeilson Bezerra?  “Maceió tem uma eleição com várias frentes disputando a Câmara de Vereadores. O coeficiente eleitoral será em torno de 16.500 votos (foi mil votos mais baixo). A pedido de líderes partidários, candidatos e jornalistas apresento a minha previsão”, afirmou em 1 de novembro.

Veja a previsão de Bezerra para eleição de vereador em Maceió que tem 19 frentes disputando e compare com o resultado:

DEM: 1 (elegeu 1)

PP: 2 podendo disputar uma terceira vaga na média partidária (elegeu 2)

PRB (Republicanos): disputando uma vaga na média partidária (elegeu 1)

PDT: disputando uma vaga na média partidária (não elegeu ninguém)

PT: disputando uma vaga na média partidária (elegeu 1)

PTC: 1 vaga (elegeu 1)

PSD: 2 disputando uma terceira vaga na média partidária (elegeu 3)

PSC: 2 disputando uma terceira vaga na média partidária (elegeu 3)

PRTB: 2 (elegeu 1)

MDB: 6 (elegeu 5)

PMN: ZERO (não elegeu ninguém)

PTB: ZERO (não elegeu ninguém)

PROS: disputando uma vaga na média partidária (não elegeu ninguém)

REDE: ZERO (não elegeu ninguém)

PSOL: ZERO (não elegeu ninguém)

PC do B: disputando uma vaga na média partidária (não elegeu ninguém)

PSDB: disputando uma vaga na media partidária (elegeu 1)

PODEMOS: 2, disputando uma terceira vaga na média partidária (elegeu 3)

PSB: 2 disputando uma terceira vaga na média partidária (elegeu 3).

Na previsão Bezerra ainda estimou que “serão eleitos 20 vereadores de forma direta e ficarão 5(cinco) cadeiras para disputa entre os partidos que estão próximos de fazer o coeficiente eleitoral ou está disputando mais uma vaga pela média partidária”.

Esclarecendo:

1 – Bezerra trata como ‘frentes’ partidos que conseguiram formar chapas competitivas, com vários candidatos, excluindo aqueles que lançaram nomes apenas para constar a participação no processo eleitoral.

2 – Vaga direta é a conquistada quando o partido atinge o quociente eleitoral (soma de todos os votos nos candidatos e na legenda) e por média é obtida na disputa com as “sobras” de vagas não preenchidas de forma direta.

Lembrando que 27 partidos concorreram oficialmente (MDB, PP, PSD, PRTB, PSB, PSDB, DEM, PODE, PSC, PTC, PV, PCdoB, PT, Rede, PSOL, PDT, Avante, Cidadania, DC, Patriota, PCB, PMN, PROS, PSL, PTB, Republicanos, UP) e apenas 11 conseguiram eleger vereadores.

Vale a pena ler de novo

Confira aqui o texto publicado em 1 de novembro: Previsão: veja quantos vereadores cada partido deve fazer em Maceió

 

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Reinaldo Soares

    Adeilson Bezerra tem uma “engenharia eleitoral” própria e precisa. Sua habilidade com humildade e conhecimento jurídico na área, o coloca sobrerano na matéria.

Comments are closed.