Prefeituras atrasam vacinação em AL; governo promete “incentivo”
   5 de abril de 2021   │     23:14  │  0

A vacinação contra a Covid-19 segue lenta na maioria das cidades de Alagoas. Pelo menos dez cidades usaram menos de 50% das doses recebidas até agora. E apenas 29 municípios usaram mais de 70% das vacinas entregues pela Secretaria de Saúde do Estado, de acordo com dados atualizados na noite desta segunda-feira (5) pelo Localiza SUS.

Até hoje, segundo o Ministério da Saúde, Alagoas tinha recebido, 599.960 doses de vacinas. Destas, foram repassadas para os municípios 491.132, o equivalente a 82%.

A Sesau-AL explica que vem mantendo uma reserva estratégica de 20%, para uso na segunda dose. É uma garantia para eventuais atrasos nas remessas feitas pelo Ministério da Saúde.

Do total repassado aos municípios, até o momento 72,2% ou 355.096 haviam sido aplicadas de acordo com dados do Localiza SUS até a noite de hoje.

A vacinação, no entanto, segue lenta na maioria das cidades, especialmente as menores. Alguns municípios. Somente nas maiores cidades, a exemplo de Maceió a vacinação está acima. Na capital, foram utilizadas até hoje a noite 82,6% das doses recebidas. Em Arapiraca, esse percentual era de 68,3%.

“Incentivo”

Após a publicação do blog, no sábado (3), revelando que em várias cidades de Alagoas a vacinação está atrasada, o governo de Alagoas decidiu dar um “incentivo” financeiro para tentar acelerar a imunização.

Lembrando que cada dia faz diferença nessa guerra.

Na prática o governo reconhece – embora não tenha verbalizado que vários municípios enfrentam dificuldades para vacinar as pessoas.

Tanto que o governador promete anunciar um “incentivo” financeiro para as prefeituras das cidades que estão com problemas em aplicar as vacinas.

O secretário de Saúde de Alagoas, Alexandre Ayres, explica que o Estado já entrega, além das vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, seringas para as prefeituras.

O “incentivo” financeiro do Estado será principalmente para “pessoal e equipamentos como geladeiras específicas para a armazenagem”. A conferir.

Covid-19 de férias

Pior é que algumas cidades simplesmente pararam a vacinação no final de semana, em função do feriadão – como se o vírus tirasse folga.

Outros municípios aproveitaram o período para acelerar para um mutirão de imunização, tipo dia D.

E na sua cidade, como anda a vacinação? Se tiver demorando, vai nas redes sociais da prefeitura, prefeito (a), vereador ou secretário e cobra pressa. É seu direito. E dever deles vacinar. E logo.

Veja o total de doses aplicadas nas maiores cidades:

Para ver os dados do seu Estado ou município, acesse aqui o Localiza SUS