AL garante CoronaVac para segunda dose, AstraZeneca e Pfizer na primeira
   29 de abril de 2021   │     20:23  │  0

A estratégia da Secretaria de Saúde do Estado, de “reservar” vacinas para a segunda, mesmo depois da orientação do Ministério da Saúde (que recomendou usar todo material em estoque como primeira dose) se mostrou acertada.

Apesar da interrupção da produção no Butantan, Alagoas conseguiu garantir a segunda dose para todas as pessoas vacinadas com a primeira dose da CoronaVac.

“A vacinação será retomada e teremos vacinas suficientes para a aplicação segunda dose em todas as pessoas que tomaram a D1 até a próxima quarta-feira, dentro do prazo de até 28 dias”, aponta o secretário de Saúde do Estado

No caso de Maceió, Alexandre Ayres adianta que a suspensão da vacinação, no domingo passado, foi decorrente de uma procura acima do esperado. “A informação é que muitas pessoas do interior se vacinaram na capital. Ficaram faltando cerca de 1 mil doses que estão sendo repostas, além da disponibilização das outras doses para a D2 da CoronaVac”, aponta.

A vacinação será retomada em todo o Estado com a AstraZeneca já a partir desta sexta-feira, para pessoas com comorbidades: “o governador irá anunciar os critérios, com idades das pessoas que serão atendidas”, adianta.

E já a partir da próxima segunda-feira Alagoas deverá receber as primeiras doses da Pfizer. Na primeira leva devem chegar 7,5 mil doses. Como essa vacina requer uma estrutura mais robusta de conservação, a distribuição deve se concentrar em Maceió e Arapiraca – cidades em que a Sesau montou uma rede de frios adequada para o imunizante da Pfizer.

Novos lotes

Alagoas recebeu do Ministério da Saúde (MS), nesta quinta-feira (29), mais um lote de vacinas contra a Covid-19. A remessa de 66.900 doses dos imunizantes CoronaVac e AstraZeneca chegou ao Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió, no final da manhã de hoje. Na continuidade da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, os alagoanos terão à disposição 1.400 doses de CoronaVac e 65.500 da AstraZeneca. O cronograma para vacinação de novos grupos será divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em conjunto com os municípios alagoanos, até esta sexta-feira (30).

Em coletiva à imprensa nesta manhã, o governador Renan Filho anunciou que o estado vai receber, pela primeira vez, vacinas do fabricante Pfizer. A nova remessa, prevista para chegar nos próximos dias, será direcionada para Maceió e Arapiraca por questões de armazenamento.