Gestão bem avaliada ajuda na transferência de votos no sertão de AL
   3 de agosto de 2021   │     19:02  │  0

O Ibrape fez uma nova rodada de pesquisas em alguns municípios da bacia leiteira, no sertão de Alagoas. O blog teve acesso aos levantamentos realizados em duas das maiores cidades da região: Batalha e Major Isidoro.

A sondagem avalia, principalmente, o desempenho dos gestores dos municípios e também a capacidade que cada um tem de transferência de votos.

Em Batalha, Marina Dantas, que está no segundo mandato conseguiu melhorar a avaliação de sua gestão e, se as eleições fosse hoje, teria uma grande influência no voto do eleitor de sua cidade.

O Ibrape perguntou: “Nas próximas eleições o (a) Sr. (a) pretende votar em um candidato apoiado pela prefeita Marina Dantas ou em um candidato apoiado pela oposição?”.

Veja os resultados: Por Marina Dantas 81%; Pela Oposição 10%; Não Sabe / Não Opinou 9 %

Em Major Isidoro, Theobaldo Cintra, que está no primeiro ano de sua gestão foi bem avaliado e, se as eleições fosse hoje, também teria uma grande poder de transferência de votos no município.

O instituto perguntou: “Nas próximas eleições o (a) Sr. (a) pretende votar em um candidato apoiado pelo prefeito Theobaldo Cintra ou em um candidato apoiado pela oposição?”

Confira as respostas: Por Theobaldo Cintra 77%; Pela Oposição 13%; Não Sabe / Não Opinou 10%

A capacidade de transferência de votos coincide com a aprovação da gestão dos prefeitos, de 88% e 77% respectivamente.

Outro fator que, aparentemente contribui para essa capacidade de transferência de votos é a aliança entre os prefeitos e o deputado estadual Paulo Dantas, considerado hoje um dos principais líderes políticos do Estado, com forte atuação no sertão.

Na sondagem, o Ibrape também questionou os entrevistados sobre as eleições proporcionais.

“Se as eleições para deputado estadual fossem hoje, em quem o (a) Sr. (a) votaria?”.

Dos entrevistados em Batalha, Paulo Dantas teve 71% de citações. Em Major Isidoro, 51% dos entrevistados citaram Paulo Dantas.

O deputado estadual do MDB também aparece com grande capacidade de transferência de votos. Em Batalha, o Ibrape perguntou: “Se as eleições para deputado federal fossem hoje, em quem o (a) Sr. (a) votaria?”. Dos entrevistados 47% responderam que votariam “no candidato do Paulo Dantas”.

Avaliação Marina Dantas

O Ibrape avaliou a gestão da prefeita (Na sua opinião, a administração da prefeita Marina Dantas, até o Momento, está). Dos entrevistados, 25% responderam Ótimo, Bom 60%, Regular 6%, Ruim 4%, Péssimo 5% e Não Sabe 0%.

A aprovação da gestão da prefeita também foi avaliada (O (a) Sr. (a) aprova ou desaprova a maneira como a prefeita Marina Dantas vem administrando?) . Veja os resultados: Aprova 88%, Desaprova 11%, Não Sabe / Não Opinou 1%.

Avaliação Theobaldo Cintra

O Ibrape avaliou a gestão do prefeito (Na sua opinião, a administração do prefeito Theobaldo Cintra até o Momento, está). Dos entrevistados, 13% responderam Ótimo, Bom 70%, Regular 6%, Ruim 5%, Péssimo 5% e Não Sabe 0%.

A aprovação da gestão da prefeita também foi avaliada (O (a) Sr. (a) aprova ou desaprova a maneira como a prefeita Marina Dantas vem administrando?) . Veja os resultados: Aprova 88%, Desaprova 11%, Não Sabe / Não Opinou 1%.

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi realizada em Batalha no dia 27 de julho. Foram 800 entrevistas de eleitores com 16 anos ou mais. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima é de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Em Major Isidoro, a sondagem foi realizada no dia 28 de julho. Foram 800 entrevistas de eleitores com 16 anos ou mais. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima é de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.