Paulo Dantas reforça o agro e comanda “expo mais democrática” do NE
   21 de setembro de 2021   │     15:13  │  0

Foi uma boa e longa conversa, regada a café, no escritório do deputado estadual Paulo Dantas (MDB).

Nome em ascensão na política estadual, com forte liderança na região do sertão, o parlamentar tem fama de ser metódico e organizado. E foi assim que ampliou suas bases em todo o Estado nas eleições de 2020.

Planos para 2022? Paulo Dantas diz que o momento é de falar do “agora”, mas avisa que estará ao lado de Marcelo Victor em qualquer situação.

Paulo Dantas acredita que o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas saberá buscar as melhores alianças, os melhores caminhos, “para Alagoas continuar avançando”.

O deputado avisa que estará focado nas próximas semanas em sua atuação no plenário da Assembleia Legislativa e na organização da Expo Bacia Leiteira – evento que ajudou a resgatar e pretende transformar na exposição nais democrática do Nordeste.

“Temos trabalhando em vários projetos em defesa só setor produtivo, especialmente da agricultura familiar e do produtor rural”, aponta.

O parlamentar tem várias iniciativas em defesa do setor produtivo. O mais recente projeto, apresentado no começo deste mês, propõe dar fácil acesso à água para milhares de pequenos produtores que convivem com a seca.

A proposta (veja abaixo) pretende dispensar da outorga, todos os imóveis rurais que fizerem uso de até 5 mil litros/hora para consumo humano, produção agrícola ou para matar a sede de animais na propriedade.

O deputado também é o coordenador da comissão organizadora da Expo Bacia Leiteira, que não foi realizada em 2020, em função da pandemia.

O evento volta na edição de 2021 com novo perfil. “Será uma exposição voltada ao conhecimento, a troca de informações e aos negócios. Infelizmente, não poderemos realizar grandes shows, por força dos protocolos sanitários. Mesmo assim, a nossa expectativa é de grande participação do público”, aponta.

Entre as novidades para a edição da Expo este ano, está o primeiro shopping de animais da agricultura familiar, a realização de mais de dez palestras voltadas a produtores rurais, além de encontros.

O evento será realizado no Parque Mair Amaral, em Batalha, de 6 a 9 de outubro e deve reunir mais de 200 expositores, de Alagoas e de vários Estados do Nordeste.

“Vamos fortalecer a vocação democrática da exposição. Teremos atividades exclusivas para a agricultura familiar, para o pequeno, médio e grande criador”, adianta.

Outra novidade, segundo Paulo Dantas serão encontros e palestras sobre uma atividade promissora que chegou ao sertão – o cultivo de milho com tecnologia de ponta voltado para a produção de grãos.

“Teremos no sertão produtividades semelhantes a grandes centros produtores do Brasil e vamos compartilhar essa informação, mostrando para todos os interessados como atingir esses resultados”, explica.

“Esta semana vamos divulgar a programação da Exposição. Teremos a participação do governo de Alagoas, do governo federal, das prefeituras, das cooperativas e de instituições a exemplo do Sebrae e Ifal. Será um grande evento, que vai mostrar a força do leite, a força do produtor rural e principalmente a força e determinação do sertanejo”, aponta.

Paulo Dantas durante entrevista com Edivaldo Júnior

A Exposição

A 38ª Expo Bacia Leiteira vai ocorrer entre os dias 6 e 9 de outubro em Batalha. A exposição pode ser considerada uma conquista para a economia da região do sertão do Estado. O evento retorna ao Parque Mair Amaral, em Batalha, com programação técnica extensa com a expectativa de participação de mais de 300 animais entre as suas atividades de julgamentos, exposição e torneio leiteiro.

Segundo o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA),Domício Silva, a realização do evento significa a abertura de novas oportunidades. “O setor está confiante e sob clima de otimismo. Já há uma grande movimentação para o fechamento de negócios durante a exposição, tendo em vista que mercado está aquecido. A expectativa é muito positiva mediante o cenário firme da agropecuária”, informou.

Além da retomada econômica, a Expo Bacia é sinônimo de inclusão para os pequenos produtores da agricultura familiar, que por mais um ano terão torneio leiteiros exclusivos. Para o presidente da Cooperativa dos Produtores de Leite de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro, o clima é de otimismo. “Os produtores já estão nos preparativos para o evento que é um grande vetor e estímulo para os pequenos utilizarem mais tecnologia e se desenvolver, além de uma excelente oportunidade de demonstrar seu trabalho”, informou.

Milho no Sertão

O suplemento Rural da Gazeta de Alagoas trouxe uma reportagem completa sobre o tema. Confira aqui, na íntegra: Tecnologia promete criar nova fronteira agrícola para o milho em AL

Dispensa de outorga

Veja aqui texto da assessoria da Assembleia Legislativa: Paulo Dantas quer dispensa de outorga para facilitar aos pequenos produtores o uso da água