Alexandre Ayres assume “protagonismo” da retomada em AL
   25 de setembro de 2021   │     18:50  │  0

Nem parece, mas ainda estamos em plena pandemia. Confirmando estimativa feita pelo Secretaria de Saúde, as taxas de transmissão do novo coronavírus estão em baixa neste período – repetindo ciclo verificado em 2020.

O pico da pandemia no ano passado foi registrado no “inverno”, com redução de casos no começo do verão. As aglomerações, inclusive eleitorais, foram as responsáveis pelo novo crescimento de registros de Covid-19 em todo o Estado, a partir de janeiro deste ano.

Apesar da possibilidade de repetição do ciclo do vírus, o governo de Alagoas acaba de anunciar a reabertura do setor de eventos. A retomada será gradual, mas não lenta. Até dezembro shows poderão ser realizados com 100% da capacidade (veja abaixo).

O que mudou agora? A confiança na eficácia da vacina. A equipe da Secretaria de Saúde está convencida que a vacinação vai conter novos picos da pandemia. E também reduzir a necessidade de hospitalização dos pacientes.

Também mudou que neste sábado, o secretário Alexandre Ayres assumiu o protagonismo da retomada ao anunciar que Alagoas entrou na fase Azul do plano de distanciamento social controlado do Estado.

Pode ser coincidência ou não. Ayres conseguiu indiscutível sucesso no enfrentamento da pandemia em Alagoas, mas vem sendo alvo de ataques de deputados de oposição nas últimas semanas.

Anunciar uma mudança de fase, um novo decreto, sempre foi “tarefa” do governador. Ao delegar a missão ao secretário, Renan Filho não deixa de enviar uma mensagem que Alexandre segue firme, sem abalo pelas críticas de alguns deputados.

Veja as principais mudanças do novo decreto 

Alexandre Ayres anunciou o novo decreto pelas redes sociais. E explicou que a retomada dos eventos se deve a queda nos novos casos do novo coronavírus: “Alagoas tem uma das menores taxas de transmissão do vírus da Covid-19 e trago boas notícias: a partir de outubro, os eventos de entretenimento estão liberados em AL.”, disse.

O novo decreto de distanciamento social controlado colocou todos os 102 municípios alagoanos na fase azul do plano de distanciamento social controlado e autoriza eventos com venda de ingressos a partir do dia 1º de outubro.

As novas regras saíram em edição suplementar do Diário Oficial do Estado dessa sexta-feira (24/09).

Veja o que pode funcionar na fase azul?

– Bares e restaurantes – 75% da capacidade de público – de 5h às 0h durante a semana e de 5h até as 2h nos fins de semana

– Igrejas e templos – 75% da capacidade de público

– Academias e clubes – 75% da capacidade de público –

– Salões de beleza – 75% da capacidade de público

– Teatros, museus, circos e cinema – 75% da capacidade de público

– Eventos ao ar livre – capacidade de 200 pessoas, sem venda de ingressos

– Eventos em locais fechados – capacidade de 100 pessoas, sem venda de ingressos

– Lojas do centro e shoppings – horário normal de funcionamento

– Visitas e entrega de alimentação suplementar nos presídios

Veja aqui na íntegra o decreto no Diário Oficial do Estado de Alagoas