Legislativo vai incluir Expoagro no Orçamento de Alagoas
   20 de outubro de 2021   │     7:25  │  0

Foi uma resposta além do esperado. O presidente da ACA, Domicio Silva, foi até a sede do Poder Legislativo para entregar o convite para a abertura oficial da Expoagro 2021 aos deputados.

Foi recebido pelo presidente da Casa, Marcelo Victor e pelos deputados Bruno Toledo e Yvan Beltrão. E saiu do encontro com a garantia de apoio ao evento pelos próximos anos.

Para MV, a exposição tem papel fundamental no desenvolvimento do Estado, na medida em que transfere tecnologia e fortalece um dos mais importantes segmentos de Alagoas.

“É um evento importante, na medida em abre oportunidades de negócios e leva conhecimento para todos os produtores, sejam grandes ou pequenos”, disse.

Na conversa com Domício, Marcelo Victor quis saber mais detalhes da exposição, hoje a maior do Nordeste. E prometeu apoiar o evento, garantindo a inclusão da Expoagro no Orçamento do Estado para 2022.

“Com a ajuda dos deputados, vamos garantir os recursos para que a exposição seja realizada em 2022. E faremos isso, se possível, também nos próximos orçamentos”, afirmou.

Marcelo Victor também aceitou o convite e participará da exposição, ao lado de outros deputados. Ao final, fez um apelo a Domício para que a ACA amplie a participação da raça quarto de milha no evento.

Domício agradeceu a Marcelo Victor e reforçou que a parceria do Legislativo com o agro é histórica em Alagoas. “Esta Casa sempre esteve de portas abertas para os produtores, especialmente agora, sob a gestão de Marcelo Victor”, afirmou.

Ainda na Casa de Tavares Bastos, Domício Silva encontrou outros deputados e os convidou para a exposição – entre eles, Francisco Tenório, Davi Maia, Jó Pereira e Ricardo Nezinho. “O convite é extensivo a todos os parlamentares. Queremos que todos os deputados venham ver de perto a qualidade do trabalho que os produtores de Alagoas realizam em suas propriedades”, reforçou.

A Expoagro é realizada pela ACA com apoio do Governo do Estado, que através da Secretaria de Agricultura de Alagoas, patrocina o evento. A inclusão do evento no Orçamento do Estado irá facilitar a liberação de recursos para a realização do evento.

Ao lado dos deputados Yvan Beltrão, Marcelo Victor e Bruno Toledo, Domício Silva convidou parlamentares para participar da Expoagro

Versão oficial

Veja texto da assessoria

Deputados confirmam participação na Expoagro-AL 2021

O presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domicio Silva, apresentou nessa terça-feira,19, a programação da 71ª Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro/AL) aos deputados estaduais de Alagoas, durante audiência com o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), deputado Marcelo Victor.

A exposição, que é a maior do Nordeste em faturamento, começa no próximo sábado , 23, no Parque da Pecuária, com a participação de 800 animais , atividades técnicas, leilões e palestras. A expectativa é que o evento movimente R$20 milhões em negócios.

Na ocasião, o presidente da ACA convidou os deputados a prestigiarem a cerimônia de abertura do evento, no domingo, 24, às 17h. De acordo com o deputado Marcelo Victor, a Exposição transfere tecnologia e melhora produtividade do segmento.

“O poder legislativo irá participar enquanto parceiro e incentivador do setor pecuário. Vamos estimular melhores práticas, inclusive com recursos, pautando a comissão de orçamento. Entendemos que a Exposição dissemina conhecimento e tecnologia e ajudar na evolução dos rebanhos e da agropecuária do nosso Estado”, frisou Marcelo Victor.

O projeto da Expoagro 2021 também foi compartilhado com o deputado federal Marx Beltrão, e com os deputados estaduais Bruno Toledo, Davi Davino, Yvan Beltrão, Francisco Melo, Jó Pereira e Ricardo Nezinho.

“A Expoagro vai receber os parlamentares com muita alegria tendo em vista a relação de parceria firmada em atividades conjuntas. É um parceiro que o setor precisa muito desse apoio para que obtenha políticas públicas para a transferência de tecnologia e apoio para que possa produzir com sustentabilidade para geração de renda e recursos no nosso Estado”, avaliou Domicio Silva.

Em sua 71ª edição a Expoagro é um dos espaços mais democráticos do agro alagoano e promove a inclusão produtiva da agricultura familiar. Além das tradicionais exposições das raças, o evento vai contar com o espaço da agricultura familiar por meio das cooperativas da Unicafes Alagoas.

Segundo a deputada Jó Pereira, o evento é essencial para o público da agricultura. “Oportunidade importante para mostrar o trabalho dos criatórios por meio dos rebanhos e também para pensar em novos caminhos para políticas públicas de fortalecimento para este setor. Estaremos prestigiando e participando ativamente”, confirmou a deputada.

Umas das maiores exposições do Nordeste, a Expoagro esteve entre as poucas de grande porte em atividade em 2020, sendo sucesso de participação e compromisso sanitário. “Quero parabenizar a Associação dos Criadores pelo trabalho à frente da Expoagro e ressaltar a importância desse evento enquanto vetor de contribuição para melhorar ainda mais a nossa produção interna. Estaremos participando e ajudando em mais essa edição”, reconheceu Marx Beltrão.