Paulo Dantas tem 28 pontos de vantagem em pesquisa para governo no Sertão
   10 de novembro de 2021   │     14:18  │  0

Ainda pouco conhecido na capital e algumas regiões do Estado, o deputado estadual Paulo Dantas surpreendeu ao aparecem em segundo lugar no resultado geral de pesquisa de opinião sobre a eleição de governador realizada pelo Ibrape.

O instituto também disponibilizou o resultado por região. No corte regional, os candidatos tem desempenho diferente. O senador Rodrigo Cunha, por exemplo, lidera em Maceió, mas aparece em segundo em outras regiões.

No sertão, área de atuação de Paulo Dantas, onde o deputado estadual é mais conhecido, ele consegue colocar uma vantagem de 28 pontos percentuais sobre Cunha – teria três vezes mais votos que ele na região se a eleição fosse hoje.

A pesquisa aponta, na avaliação do diretor do Ibrape, Francivaldo Diniz, para uma polarização entre o deputado e o senador, caso confirmada a disputa entre os dois em 2022.

Cenários

A pesquisa traz cenários similares aos divulgados recentemente por outro Instituto fez pesquisa apenas em Maceió, com a simulação de disputa entre três nomes: Rodrigo Cunha, Paulo Dantas e Jó Pereira.

Esse é um dos cenários possíveis para as próximas eleições, mas vai depender de movimentos que ainda serão realizados, a exemplo da permanência ou não de Renan Filho no governo até o final do mandato.

A pesquisa

A Gazetaweb divulgou, nessa terça-feira (08/11), pesquisa do Ibrape (veja aqui) numa simulação de primeiro turno eleitoral, em que se apresentam os nomes do deputado estadual Paulo Dantas (MDB), do senador Rodrigo Cunha (PSDB), e da deputada estadual Jó Pereira (MDB).

No resultado geral, Cunha fica com 30%, Dantas 18% e Pereira 7%. Indeciso 26% e 19% de branco e nulo.

O intervalo de confiança da pesquisa estimada é de 95%, com margem de erro máxima de 3% para mais ou menos.

No corte regional, Paulo Dantas tem a preferência de 41% dos eleitores do sertão. O senador Rodrigo Cunha aparece em segundo lugar na região, com 13%, seguido de Jó Pereira com 3%. Indecisos 25% e 18% de brancos e nulos.

Saiba mais: Pesquisa Ibrape/Governo de AL: Rodrigo Cunha obtém 30%, Paulo Dantas conquista 18% e Jó Pereira alcança 7%