Mesmo “desconhecido” Paulo fica em 2o em Maceió e deve “crescer mais”, diz analista
   14 de novembro de 2021   │     8:10  │  1

O Ibrape divulgou essa semana pesquisa de opinião sobre a eleição de governador. O instituto montou um cenário estimulado com três possíveis candidatos ao governo de Alagoas no próximo ano.

No resultado geral divulgado pelo Gazetaweb (veja aqui),Rodrigo Cunha fica com 30%, Paulo Dantas com 18% e Jó Pereira com7%. Indeciso 26% e 19% de branco e nulo.

O instituto também disponibilizou o resultado por região. No corte regional, como antecipei, os candidatos têm desempenho diferente.

No sertão, área de atuação de Paulo Dantas, onde é mais conhecido, o deputado coloca vantagem de 28 pontos sobre Cunha. Na região o parlamentar tem a preferência de 41% dos eleitores, Rodrigo Cunha aparece em segundo com 13%, seguido de Jó Pereira com 3%. Indecisos 25% e 18% de brancos e nulos.

O Ibrape também divulgou o resultado estratificado da capital e região metropolitana. Nesse corte, o senador Rodrigo Cunha tem um dos seus melhores desempenhos e alcança 35%. A surpresa, para muitos analistas fica por conta do desempenho de Paulo Dantas. Pouco conhecido na capital, o deputado ficou em segundo, com 12%, seguido de Jó Pereira com 4%. Indecisos 27% e 22% de brancos e nulos.

O diretor do Ibrape, Francivaldo Diniz, avalia que a campanha tende, no cenário de hoje, a evoluir para uma polarização entre o deputado e o senador.

Analista experiente da política local, Diz avalia que Rodrigo Cunha tende a se estabilizar no patamar atual, enquanto Paulo Dantas deve ter uma trajetória de crescimento.

“Tem gente avaliando que o Paulo se for candidato ao governo, será candidato como deputado. Não será assim. Pelo que se sabe, se for candidato ele vai disputar o cargo como governador tampão, concorrendo a reeleição. Terá a seu favor a máquina do governo para se tornar mais conhecido em todo o Estado e nessa condição passará a disputar a eleição em outro patamar”, aponta.

A pesquisa

A pesquisa Ibrape (veja aqui) foi realizada entre os dias 30 de outubro e 02 de novembro em todas as regiões do Estado, com 2 mil eleitores com 16 anos ou mais. O intervalo de confiança da pesquisa estimada é de 95%, com margem de erro máxima de 3% para mais ou menos.

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Afrânio Godoy

    Claro que teremos outros candidatos. Esses três não representam todas as tendências. Não voto no Rodrigo Cunha nem em candidato aliado do governador Renan Filho.

Comments are closed.