Deputados aprovam formação de federação entre PT, PSB e PCdoB
   9 de dezembro de 2021   │     3:50  │  0

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, reuniu nesta quarta-feira (8), os presidentes estaduais do partido e deputados federais. A pauta da reunião incluiu a conjuntura política nacional e a proposta de criação de uma federação partidária.

Participaram do encontro – o primeira presencial desde o início da pandemia – presidentes de 23 diretórios estaduais.

Federação – Aprovada pelo Congresso Nacional, em setembro deste ano, a nova regra permite que dois ou mais partidos formem uma federação para atuar de forma conjunta, por quatro anos nas esferas municipal, estadual e federal. Para valer, os partidos precisam aprovar a federação.

Bancada

Em reunião na quarta-feira (1º), deputados federais do PSB, sinalizaram ao presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira, para o apoio à federalização com legendas progressistas, entre elas: PT e PSB. A decisão dos 25 parlamentares que compõem a bancada foi quase unânime, tendo apenas um dos deputados votado contrário a proposta de autorizar Siqueira a caminhar para construir uma federação.

Isso ainda não significa a formalização da aliança entre as três legendas, que ainda passará por outras instâncias partidárias para que seja concretizada. Com a federalização, as três siglas funcionariam como um só partido nas eleições de 2022 e deveriam permanecer juntas até 2026.

Leia aqui na íntegra: Bancada do PSB se posiciona favorável à federação com PT e PCdoB

Bancada do PSB na Câmara dos Deputados aprova formação de Federação com PT e PCdoB