Federação PT e PSB dificulta apoio de JHC a Rodrigo e do PT a Renan
   18 de dezembro de 2021   │     19:07  │  2

O diretório nacional do PT aprovou na quinta-feira (16/12) a abertura das conversas com PSB, PCdoB, PV e PSOL para a formação de uma federação partidária para as eleições de 2022.

No plano nacional, a união fortalece a candidatura do ex-presidente Lula ao Palácio do Planalto. No plano estadual, a situação é diferente em cada unidade da federação.

Em Alagoas, por exemplo, PT e PSB estão em campos diferentes. Enquanto o Partido dos Trabalhadores faz parte do grupo de Renan Filho, o Partido Socialista Brasileiro está na oposição.

A federação do jeito que está sendo montada pode dificultar – ou até impedir – o apoio do prefeito de Maceió ao senador Rodrigo Cunha, pré-candidato ao governo de Alagoas pelo PSDB.

JHC votou a favor da federação na reunião do diretório nacional do PSB, realizada na semana passada, mas evitado falar do tema em Alagoas.

Nas proporcionais, PSB e PT sairiam ganhando em Alagoas. Os dois partidos teriam “de cara” condições de formar chapas competitivas para a Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa. Essa aliança tem condições de viabilizar, por exemplo, a es eleições de Paulão, João Caldas, Ronaldo Medeiros e Silvio Camelo e mais dois ou três nomes.

Na majoritária, a situação, no entanto, fica mais complicada. Uma vez federados, como PT apoiaria uma eventual candidatura ao Senado de seu tradicional aliado, Renan Filho? E como JHC conseguira apoiar a candidatura de Rodrigo Cunha ao governo?

Na situação atual, o PSDB tem pré-candidato a presidente, assim como PSB. Não vai dar pra coligar na estadual.

A hipótese menos provável seria uma mudança de partido de JHC ou Rodrigo Cunha. Os dois dão sinais de que pretendem ficar onde estão. E Paulão será PT para sempre.

A confirmação da federação, que deve ocorrer até o início do próximo ano, pode provocar duas situações. A primeira é a formação de um novo bloco em Alagoas. A segunda, mais provável, é que o apoio aos candidatos seja dado informalmente. Mas essa é outra história.

Federação

O comando do PT conseguiu romper resistências internas para aprovar a resolução que autoriza a abertura das negociações. Houve 72 votos favoráveis e apenas sete contra. A executiva nacional conduzirá as conversas com os outros partidos. Caso ocorram entendimentos, o tema será submetido novamente ao diretório nacional.

O PT divulgou a seguinte nota:

O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores: Resolve iniciar conversações sobre Federação Partidária com PSB, PC do B, PSOL e PV, cabendo à Comissão Executiva Nacional do Partido conduzir este processo de diálogo para posterior decisão do DN, sobre eventual participação, a partir de um debate programático, esgotando o debate interno a partir da escuta às direções estaduais, municipais, observando os prazos definidos pela Justiça Eleitoral. Brasília, 16 de dezembro de 2021.”

Saiba mais

Federação partidária: PT decide abrir negociação com PSB, PCdoB, PSol e PV

 

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Silvia

    O PSB de JHC apoiará a candidatura de Rodrigo Cunha (PSDB) ao governo do estado, que terá como seu vice o pai de JHC, João Caldas, assumindo o Senado no lugar de Rodrigo Cunha, a mãe de JHC, Eudócia Caldas. RESUMINDO: Toda família Caldas se beneficiará politicamente com João Henrique Caldas na Prefeitura de Maceió, João Caldas no Governo do Estado e Eudócia Caldas no Senado Federal.

    1. GOÉS

      JHC SE DESTROI POR SI PRÓPRIO. MAS NÃO PODERIAMOS ESPERAR COISA MELHOR QUANDO SUA EQUIPE É FORMADA POR SUGA-SUNGAS DO DINHEIRO PÚBLICO. COM RARAS EXCESSÕES, SECRETÁRIOS E SUPERINTENDENTES ESTÃO CONSEGUINDO DEIXAR MACEIÓ PIOR DO QUE JÁ ESTAVA. ILUMINAÇÃO PÚBLICA INOPERANTE. TRANSPORTE PÚBLICO INEXISTENTE. COLETA DE LIXO DEFICITÁRIA. ASSISTÊNCIALISMO ZERO. DEFESA CIVIL À SERVIÇO DA BRASKEM. BURAQUEIRA EM DEMASIA. SAÚDE DOENTE. EDUCAÇÃO DEFICITÁRIA. MACEIÓ É HOJE UM CABIDE DE EMPREGO PARA A TURMA PREGUIÇOSA DE JHC E RONALDO LESSA FAZEREM A FARRA COM O DINHEIRO PÚBLICO.

Comments are closed.