Agro ajuda a elevar PIB de Alagoas, afirma secretário
   30 de dezembro de 2021   │     8:25  │  0

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, apresenta, nesta quinta-feira (30), às 10h, em coletiva de imprensa, a estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) do estado para 2021.

A Pasta também divulgará a reestimativa do PIB 2020. Os dados são referentes ao resultado anual para 2021 e serão repassados na sede da Seplag.

O secretário Fabrício Marques estará presente, junto ao corpo técnico da Seplag, para explicar as análises socioeconômicas e esclarecer nuances encontradas no indicador. A Seplag ressalta que a coletiva seguirá todos os protocolos sanitários estabelecidos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e que é obrigatório o uso de máscara.

De acordo com Marques, o IBGE fez revisões na base de dados, em função da pandemia.

“A queda de 2020, era menor que o Brasil. Agora vai ficar quase zerada”, aponta, acrescentando que em relação ao PIB deste ano serão divulgados dados até o terceiro trimestre.

“Mas é tendência que não muda a tendência para o ano. Nosso PIB até o terceiro trimestre está acima do PIB nacional”, emenda.

De acordo com a Seplag, após a reestimativa, a oscilação revisada do PIB de 2020 (que teve queda de cerca de -1,5%) deve ficar abaixo de -0,5%. Os dados serão apresentados na coletiva.

O crescimento do PIB em Alagoas, acima da média nacional, vem sendo puxado, adianta Fabrício, pela agricultura – que está ganhando mais peso na nossa economia.

“Só isso já ajuda a diminuir a queda que estava calculada para 2020”, aponta. Ele atribui o crescimento maior que o nacional a três fatores: “Um é o fator agricultura. A gente cresce mais. Outro setor que puxa o crescimento é o da construção e também, este ano, a retomada da operação da Braskem”, completa.