Edital das 30 horas da Educação está no GC: falta só publicar no DOEAL
   25 de fevereiro de 2022   │     9:16  │  3

O edital que permite professores da rede estadual de ensino com 20 ou 25  horas  ampliar sua carga horária para 30 horas já está pronto.

O documento está no gabinete civil esperando apenas a assinatura do governador Renan Filho  para ser publicado no Diário Oficial do Estado de Alagoas.

O edital foi elaborado conjuntamente pelas secretarias de Educação e de Planejamento e  Gestão.

O secretário de Educação de Alagoas, Rafael Brito, explica que a carga de 30 horas é considerara a melhor, tanto para o professor quanto para as escolas da rede estadual de ensino. “Isso permite que ele tenha uma jornada completa durante a semana na sala de aula, com tempo para os trabalhos extraescolares”, pontua.

“O aumento da carga é proporcional ao aumento da remuneração do professor”, aponta Brito.

O edital, adianta o secretário, terá critérios para a adesão dos professores. “Os critérios e vagas serão estabelecidos no edital, mas todos os professores poderão aderir”, pondera.

Segundo o secretário de Planejamento e Gestão, Fabrício Marques, a ampliação de carga horária pode atender todos os professores da rede estadual.

“Temos lá vários modelos de 20, 24, 25, 30 e 40 horas.  A decisão é buscar uniformizar a maior parte para 30 horas, a mais adequada para fazer a locação do professor na escola. Com 30 horas pode-se encaixar ele em um turno na escola e ele cumprir a carga em apenas um turno e se preparar no outro turno, no turno oposto”, explica.

Segundo Marques, o edital sai até próxima semana:  “a gente tem um potencial de quase 5 mil professores, 4965 professores para ser mais preciso, que poderão ampliar a carga horária para 30 horas, mas nem todos vão querer. Muitos podem querer, mas não atender as condições do edital em função de outros contratos. Fora disso todo e qualquer professor tem direito a ampliar a carga horária para 30 horas”, afirma.

COMENTÁRIOS
3

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Jandira Silver

    Minha curiosidade é:Professores de convenio,que estao cedidos em escola do municipio,vao poder aderir ao aumento de carga horária?

  2. CRISTIANO

    Meu amigo, bom dia! Procura saber por favor como vai ficar o aumento de carga horária da educação para todos funcionários de escola, que não são professor? Principalmente para aqueles que entraram antes de 2004, se vai ter esse direito? Pq todos estão nesta expectativa. Seu bloq é muito bom e informativo, vou repassar está matéria para todos da minha escola. Valeu

Comments are closed.