Médica e capitã: nova senadora de AL vai priorizar saúde pública
   24 de maio de 2022   │     21:19  │  2

Alagoas tem uma nova representante no Senado. A dra. Eudócia Caldas foi empossada nesta terça-feira (24/05) em solenidade no plenário da Casa que contou com presenças do presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ministros Gilmar Mendes (STF) e Humberto Manrtins (STJ), parlamentares, amigos e familiares – entre eles o prefeito de Maceió, JHC e o ex-deputado federal João Caldas.

No seu discurso (veja abaixo) Eudócia assumiu o compromisso de priorizar a defesa da saúde pública. “Vamos lutar para encontrar alternativas para financiar o SUS que em razão do subfinanciamento deixa milhões de alagoanos e brasileiros sem o devido acesso à saúde”, disse no seu primeiro pronunciamento.

A nova senadora de Alagoas também assumiu compromisso de trabalhar para reverter os vaixos índices de desenvolvimento humano em Alagoas. “Estarei aqui no Senado para promover o combate ao analfabetismo, combater o feminicídio, além de me dedicar aos cuidados de nossas crianças, afinal ao se dedicar à primeira infância, estamos protegendo o futuro de nosso país”, disse a senadora.

Eudócia Caldas discursa na tribuna do Senado

Emocionado

João Caldas não escondeu a emoção com a posse de Eudócia, sua esposa. Nas redes sociais, destacou o seu trabalho. “As políticas públicas de saúde de Alagoas e do Brasil ganham, a partir de hoje, uma defensora que traz em sua biografia o compromisso de salvar vidas. Parabéns Alagoas, pela posse, nesta tarde, de minha esposa Eudócia Caldas, médica, no mandato de Senadora da República. Assisti honrado e emocionado a solenidade que empossou a nossa @draeudocia para levar ao Senado a voz e os anseios dos alagoanos e alagoanas, em especial dos mais necessitados, e ampliar e fortalecer o papel da mulher no Congresso Nacional”, afirmou.

JHC reproduziu em suas redes sociais o discurso da senadora e disse que “Alagoas estará bem representada com a @draeudocia no Senado. Além de ser uma mãezona, ela é capitã da Polícia Militar e uma médica pediatra que dedicou boa parte da vida a cuidar das crianças alagoanas”, registrou.

Versão oficial

Leia trechos do discurso de Eudócia no texto produzido por sua assessoria

Drª Eudócia toma posse como senadora e vai priorizar ações para o fortalecimento da saúde pública

A senadora Eudócia Caldas (PSB-AL) foi empossada na tarde desta terça-feira (24), durante sessão no Senado, presidida pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Drª Eudócia destacou que a sua principal bandeira de atuação será o fortalecimento da saúde pública.

“Farei da saúde a minha principal bandeira no Senado. Precisamos discutir os avanços e vantagens da telemedicina, que tanto ganhou espaço nesse período de pandemia. Vamos lutar para encontrar alternativas para financiar o SUS [Sistema Único de Saúde], que em razão do subfinanciamento deixa milhões de alagoanos e brasileiros sem o devido acesso à saúde”, discursou Drª Eudócia durante o seu primeiro pronunciamento.

Em um segundo momento de sua fala, a senadora destacou a necessidade de combater o analfabetismo e lutar, incansavelmente, para melhorar os índices de desenvolvimento humano.

“Precisamos reagir a essa triste realidade. Assim como não podemos figurar entre os estados com os piores índices de desenvolvimento humano. Estarei aqui no Senado para promover o combate ao analfabetismo, combater o feminicídio, além de me dedicar aos cuidados de nossas crianças, afinal ao se dedicar à primeira infância, estamos protegendo o futuro de nosso país”, disse a senadora.

Drª Eudócia ressaltou que estará amparada politicamente nas ações implementadas pelo prefeito de Maceió, JHC (PSB-AL), com vistas ao desenvolvimento de projetos de lei comprometidos com a evolução social, zelo com o poder público e no resgate do orgulho de ser alagoano. JHC esteve presente à solenidade e compôs a mesa do Senado para acompanhar a posse.

“A gestão do prefeito JHC é aprovada por 87% da população maceioense e isso demonstra o compromisso com a transformação social que vem ocorrendo na capital alagoana. Ele é avaliado como melhor prefeito das capitais do Brasil. Ele prova dia após dia que é possível, sim, fazer política de forma correta, moderna e comprometida pensando em todas as pessoas”, destacou.

A Drª Eudócia agradeceu, ainda, o prestígio de ter em sua posse o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Martins; ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes; de seu marido e ex-deputado federal, João Caldas e dos filhos João Antônio Caldas (JAC), que é médico e do prefeito da capital alagoana, JHC.

Neste contexto, a senadora disse que a família é a sua maior riqueza e se orgulha, também, de servir a Deus, ser integrante da comunidade cristã e tem a honra de ser a primeira senadora evangélica por Alagoas.

Por fim, Drª Eudócia fez referência ao trabalho do senador Rodrigo Cunha (União Brasil-AL), que teve a sua licença aprovada pelo Senado, pelo período de 121 dias. A senadora reforça que Rodrigo Cunha tem uma atuação inovadora, parceira e iniciativas relevantes para todo o estado de Alagoas.

Quem é – Natural do município de Ibateguara, localizado na Zona da Mata alagoana, Eudócia Caldas é formada em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas, ex-prefeita por dois mandatos consecutivos de Ibateguara e tem atuação profissional há 35 anos, sendo 24 deles dedicados à pediatria. Em 2018, Drª Eudócia fez parte da chapa que conquistou a maior quantidade de votos para o Senado Federal por Alagoas, reflexo de um novo tempo e da confiança da população em um grupo com uma visão de futuro diferente.

Veja aqui o discurso da senadora no Instagram de JHC

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Tony

    O presidente Bolsonaro ganhou mais dois senadores no seu bloco de apoio. Eudócia Caldas e Rafael Tenório, declarados Bolsonaro de carteirinha, substituem dois opositores de Bolsonaro, Rodrigo Cunha e Renan Calheiros. Ganha Bolsonaro, perde a oposição nas futuras votações no Senado Federal.

Comments are closed.