Quem perde mais pontos na próxima pesquisa: Rui, Paulo ou Rodrigo?
   2 de julho de 2022   │     19:13  │  3

A próxima semana começa com a divulgação de cinco pesquisas eleitorais para o governo de Alagoas. E pela primeira vez os resultados trarão um retrato do novo cenário político – com quatro fortes pré-candidatos.

A expectativa é saber como reagirão os eleitores com a entrada do senador Fernando Collor (PTB) na disputa pelo governo.

O governador Paulo Dantas (MDB), o ex-prefeito de Maceió Rui Palmeira (PSD) e o senador Rodrigo Cunha (União Brasil) estavam embolados na preferência do eleitor de acordo com as últimas pesquisas, com diferença dentro da margem de erro.

E agora, com quatro candidatos competitivos, o que deve acontecer? Para alguns analistas, a tendência é manter o quadro de disputa apertada, com os quatro candidatos empatados tecnicamente.

Mas há quem acredite – e eu me incluo nessa lista – que a entrada de Collor tende a desequilibrar a disputa, descolando ao menos um ou dois pré-candidatos das primeiras posições.

As pesquisas de gaveta que circulam até agora apontam que a entrada de Collor praticamente não afeta o desempenho do atual governador e candidato à reeleição.

Paulo Dantas tem um eleitorado diferente, mais ao centro e a esquerda e consolidado no interior. Collor, apesar da boa perfomance no interior, parece tirar um pouco mais dos adversários dentro do seu próprio campo, um eleitorado mais conservador com predominância na capital.

A pergunta que mais se ouve nos bastidores e que repito aqui: “de quem Collor tira mais votos?”.

Pelo perfil (essa é minha avaliação após ouvir alguns analistas), Collor tende a tirar mais intenções de votos em Rodrigo Cunha, mas também deve afetar de forma quase igual Rui Palmeira. A posição de Collor na pesquisa será fundamental para consolidar sua pré-candidatura. E dependendo da pontuação, poderá ter impacto diretamente nas campanhas de Rodrigo e Rui. A conferir.

COMENTÁRIOS
3

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Carlos

    Todos eles!

    Mas em especial o comunista Paulo Dantas! Que foi contra o próprio estado, mesmo voltado a trás, é o candidato que já nasceu morto, o povo acordou, esquerda nunca mais.

Comments are closed.