Encontro marca novo momento do cooperativismo em Alagoas
   3 de julho de 2022   │     20:22  │  0

Nesta segunda-feira a Unicafes-AL realiza o Enconpal (veja abaixo) marcando um novo momento do cooperativismo em Alagoas.

O setor ficou fora a agenda institucional do Estado em função da inação do Sistema OCB Alagoas. Nos últimos anos, a organização das cooperativas deixou de cumprir seu papel e com isso o setor perdeu representatividade.

A partir de ações da Unicafes-AL, o cooperativismo volta a ter espaço na agenda institucional de Alagoas. Entre as iniciativas está a reativação do Conecoop, assinatura do primeiro termo de fomento do cooperativismo com o Estado e, agora, a realização do Encontro do Cooperativismo Alagoano.

O Encoopal, avisa a Unicafes-AL, marca o início de uma nova faxse do cooperativismo em Alagoas.

Versão oficial

Veja texto da assessoria

ENCOOPAL traz programação focada no fortalecimento do cooperativismo em Alagoas

O Encontro do Cooperativismo Alagoano (ENCOOPAL) está de volta ao calendário cooperativista do Estado após ser retomado pela Unicafes Alagoas – instituição que vai promover o encontro na próxima segunda-feira, dia 4 de julho, com programação focada no fortalecimento do segmento. O evento acontece das 8h30 às 17h, no auditório do SEBRAE/AL.

Em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo, que é comemorado no próximo sábado (2), o ENCOOPAL será um espaço para discutir os temas do setor. Participam do encontro cooperativas de todos os segmentos de atuação, e que atualmente marcam presença nos segmentos de saúde, serviço, transporte, agro, trabalho e crédito. A expectativa é que o encontro receba cerca de 200 participantes.

Neste ano, a passagem do Dia Internacional do Cooperativismo é regida sob o lema “cooperativas constroem um mundo melhor”. Segundo o presidente da Unicafes-AL, o evento é oportunidade para lançar um olhar interno sobre os rumos do setor.

“Se faz de grande importância a reflexão sobre o papel essencial do cooperativismo na criação dos negócios, na sustentabilidade ambiental e na promoção do desenvolvimento social. Esse evento vai reunir todas as vertentes do cooperativismo, num diálogo comum, pelo trabalho cooperativo participativo. Um grande espaço onde todas as cooperativas vão trocar experiências”, enfatizou Antonino Cardozo.

A programação montada pela Unicafes-AL vai acontecer em dois períodos, manhã e tarde, no auditório do Sebrae, com abertura ocorrendo às 9h, seguida de palestra com o consultor em cooperativismo, Alécio Mascarenhas, com o tema os “impactos do cooperativismo na sociedade”. Os painéis temático também vão apresentar cases de sucesso como o Programa Alagoas Maior, Sicredi Expansão, Rota da Merenda Legal e o modelo da COFIA, uma cooperativa de orquestra sinfônica.

O ENCOOPAL 2022 também será palco do lançamento da 1ª Feira Alagoas Coop, marcada para acontecer no mês de setembro.
PROGRAMAÇÃO
08h – Credenciamento
09h – Mesa de Abertura
Falas institucionais
09:45h – Palestra: Cooperativismo e seus impactos positivos na sociedade
Palestrante: Alécio Mascarenhas – CESTO e COMPRE COOP / BAHIA
11h – Painéis
• Workshop: Preparando produtos das cooperativas para o mercado – Alécio Mascarenhas
• Cases de Sucesso no Cooperativismo Alagoano:
o A revenda de combustíveis para cooperados no Sul de Alagoas – COOPAÍBA
o Cooperativa dos Músicos da Orquestra Filarmônica de Alagoas
o Bertholet: moeda social – Cooperativa Pindorama

12h – Almoço
14h – Palestra: Novos horizontes para a tributação das cooperativas
Palestrante: Helder Lima – UFAL
15h – Cases de Sucesso no Cooperativismo Alagoano
• Na rota da Merenda Legal – UNICAFES ALAGOAS
• O crescimento do cooperativismo de crédito no Nordeste – SICREDI EXPANSÃO
• O cooperativismo na construção civil – COOPERCON
16h – Palestra: Cenários do cooperativismo solidário no Brasil contemporâneo
Palestrante: Vanderley Ziger – Presidente da Unicafes Nacional
17:30h – Coffe Break de Lançamento da Feira Coop Alagoas 2022 com um forró pé de serra