Paulo lidera, Collor surpreende em 2o e Rodrigo cai para 3o no DataSensus
   4 de julho de 2022   │     21:26  │  3

O Instituto DantaSensus divulgou na noite desta segunda-feira (04/07) resultado de pesquisa de opinião para o governo de Alagoas. O levantamento, o primeiro desde que o senador Fernando Collor (PTB) anunciou sua pré-candidatura ao governo, há duas semanas, traz um novo cenário.

Até a sondagem anterior do mesmo instituto, divulgada em 31 de maio passado, o senador Rodrigo Cunha lidera na estimulada e era segundo na espontânea. Na nova pesquisa o pré-candidato da União Brasil caiu para terceiro em ambas, com 17,8% na estimulada e 5,2% na espontânea.

Em relação ao levantamento anterior, Cunha manteve igual as intenções de votos na espontânea, porém caiu mais de 6 pontos percentuais na estimulada.

Quem também perdeu posição foi o ex-prefeito de Maceió. Pré-candidato do PSD, Rui Palmeira aparece agora em quarto lugar, com 11,9% na estimulada e 2,3% na espontânea.

O pré-candidato do PTB surpreendeu e conseguiu ocupar a segunda posição. Fernando Collor aparece com 6,5% na espontânea e 18,8% na estimulada, consolidando o acerto da estratégia de atrelar sua pré-campanha a de Jair Bolsonaro (PL). A tendência, segundo vários analistas, é de polarização entre Collor e Paulo Dantas (MDB).

O atual governador de Alagoas, pré-candidato à reeleição, manteve tendência de crescimento e liderou as intenções de votos na espontânea, com 15,6% e também na estimulada, com 26,6% das citações. Na comparação com o levantamento anterior, Paulo Dantas cresceu 6,5 pontos percentuais na espontânea e 5,6% na estimulada.

O crescimento de Paulo Dantas na pesquisa reflete, segundo diferentes avaliações a forte exposição proporcionada a posse como governador de Alagoas a partir de 15 de maio.

A tendência, mantido o cenário atual, é que Paulo Dantas vá para o segundo turno com Collor ou, dependendo da capacidade de reação, com Rodrigo Cunha.

Resultados de pesquisas de outros institutos serão divulgados nestas terça e quarta. É aguardar para ver se confirmam o resultado do DataSensus.

A pesquisa

O Instituto DantaSensus realizou pesquisa com 5.026 entrevistas em 99 municípios de Alagoas. Forma ouvidos eleitores com 16 anos ou.

O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de 1,4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total

A pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº AL-00847/2022 Pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº BR-06810/2022

 

COMENTÁRIOS
3

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Santos

    Acredito em um segundo turno com Collor X Dantas ou Dantas X Rui. Rodrigo Cunha perdeu muito com sua atuação no senado federal e seu afastamento do povo no início de mandato, só reaparecendo quando decidiu ser candidato ao Governo de Alagoas. O horário político eleitoral será fundamental para se decidir quais serão os reais candidatos no segundo turno. Quem levar menos porrada, vence a eleição.

Comments are closed.