Paulo e Collor mantém liderança; Rodrigo volta a cair, Rui estabiliza
   18 de agosto de 2022   │     19:08  │  0

Um novo levantamento do Instituto Ibrape reforça o a tendência de polarização das eleições para governador de Alagoas entre dois candidatos.

Enquanto Paulo Dantas (MDB) e Fernando Collor (PTB) mantém as primeiras posições nas intenções de votos dos entrevistados, o candidato Rodrigo Cunha (UB) voltou a cair na pesquisa que foi realizada em parceria com o Portal CadaMinuto. Rui Palmeira (PSD) manteve-se estável, mas na quarta posição.

O Ibrape foi às ruas entre os dias 12 e 16 de agosto e ouviu 1.992 eleitores de Alagoas sobre suas preferências de voto nas eleições deste ano.

Estimulada

No cenário estimulado com todos os candidatos ao governo, Paulo Dantas (MDB) aparece na liderança com 34% das intenções de voto, seguido de Fernando Collor (PTB), com 23%. Em seguida, vêm Rodrigo Cunha (UB), com 13%, e Rui Palmeira (PSD), com 7%. Dos entrevistados 8% votariam em branco ou nulo e 15% não souberam responder.

Em relação a pesquisa anterior do Ibrape, divulgada em 26 de julho, Dantas teve um aumento de 1 um ponto percentual. Collor e Cunha caíram 4 pp e e 1 pp respectivamente. Rui se manteve estável.

Cenários

Em um possível segundo turno entre Paulo Dantas e Fernando Collor, a pesquisa mostrou, também, que Dantas ganharia com 45% das intenções de voto, conta 28% de Collor. Nesse cenário, 17% votariam em branco ou nulo. No terceiro cenário, Dantas também ganharia em um possível segundo turno com Rodrigo Cunha, com 46% dos votos contra 21% do senador. Outros 21% votariam em branco ou nulo. Se fosse ao segundo turno com Rui Palmeira, Dantas também sairia na frente, com 47% das intenções de voto. Rui aparece com 16%. Nesse cenário, 23% votariam em branco ou nulo.

Num cenário de um segundo turno entre Rodrigo Cunha e Fernando Collor, os dois aparecem empatados levando em conta a margem de erro. Enquanto Cunha aparece com 31% das intenções de voto, Collor pontuou 28%. Outros 22% votariam em branco ou nulo.

Puxadores de votos

O Ibrape também sondou a influência dos apoios políticos como “puxadores” de votos para os candidatos.

No cenário estimulado para o Governo do Estado, Paulo Dantas tendo o apoio de Lula e Renan Filho tem 46% das intenções de voto, . Seguiddo de Fernando Collor, com 21%, contando com o apoio de Jair Bolsonaro e Cabo Bebeto, Rodrigo Cunha, contando com o apoio de JHC e Arthur Lira, pontuou 10% e Rui Palmeira, com o apoio de Antônio Albuquerque e Kassab, pontuou 5%. 10% não souberam responder e outros 8% votariam em branco ou nulo.

Senado

Na disputa do Senado Federal, o cenário manteve-se inalterado desde a última pesquisa Ibrape/CadaMinuto divulgada. Renan Filho (MDB) continua na liderança, com 58% das intenções de voto, e Davi Davino Filho (PP) vem em seguida, com 19%. Do Valle, Major Luiz Diego e Mário Agra pontuaram 1%. 12% dos entrevistados não souberam responder e 8% votariam em branco ou nulo. Em relação ao último levantamento, Renan subiu 1% e Davi Filho teve um crescimento de 2%.

Pesquisa

A pesquisa está registrada sob os números AL-06055/2022 e BR-09259/2022 e tem intervalo de confiança estimado de 95%, com margem de erro máxima de 2,2% para mais ou para menos.