Feira vai mostrar o peso do “setor dos setores” na economia de Alagoas
   8 de setembro de 2022   │     17:07  │  0

Agricultura, indústria, comércio e serviços. Geralmente a produção na economia é classificada a partir do primeiro, segundo e terceiro setor. Algumas empresas e negócios, no entanto, atuam em mais em diferentes segmentos simultaneamente.

Se considerando um “setor”, cooperativismo pode ser considerado o setor dos setores e está presente – através dos seus 7 ramos estratificados no Brasil (Agropecuário, Consumo, Crédito, Infraestrutura, Trabalho e Produção de Bens e Serviços, Saúde e Transporte) em tudo que se produz no Brasil e no mundo.

Em Alagoas, são mais de 200 cooperativas que atuam da coleta seletiva de lixo a serviços bancários, com mais de 40 mil cooperados, gerando mais de 20 mil empregos diretos e beneficiando diariamente cerca de 300 mil pessoas. Do transporte de estudantes a consulta do médico.

O “setor dos setores” vai mostrar a sua cara em Alagoas na 1a Feira Coop. O evento, que será realizado na Praça Multieventos, na Pajuçara em Maceió, será a maior vitrine do cooperativismo alagoano. De 23 a 25 de setembro, as cooperativas vão apresentar seus produtos e serviços ao público, com oportunidades de aprendizado num ciclo de palestras e de muitos negócios.

O Sebrae, parceiro da Feira Coop, que será realizada pela Unicafes-AL, vai promover uma rodada de negócios durante o evento, promovendo oportunidades para empresas e cooperativas.

Mais de 400 cooperativas, além do governo do Estado, prefeitura de Maceió, Sebrae e outras instituições já confirmaram presença.

A entrada é franca. E quem for, garantem os organizadores, além de conhecer melhor um setor tão importante ainda pode fazer bons negócios. É se programar e conferir.

A divulgação da Feira Coop começa a partir desta quinta-feira (08/09) em todo o Estado, através de mídias como Out Door, rádio, TV, jornais e redes sociais. Será uma campanha mostrando que o cooperativismo faz parte da vida dos alagoanos – todos os dias.

Versão oficial

Veja texto da assessoria

Faltam 15 dias para 1ª Feira Coop de Alagoas
Pindorama, CPLA, Unimed, Sicred e outras 40 cooperativas já confirmaram presença

A contagem regressiva começou. Há 15 dias da primeira Feira Coop de Alagoas mais de 40 cooperativas estão confirmadas no evento, que acontece nos dias 23, 24 e 25/09, na Praça Multieventos, na orla de Pajuçara, em Maceió. O objetivo da feira, promovido pela Unicafes, é fomentar e evidenciar o trabalho das cooperativas no estado gerando oportunidades de negócios.

Em Alagoas, segundo dados do Ministério da Economia, existem mais de 200 cooperativas beneficiando certa de 300 mil pessoas entre cooperados e empregados. Para Antonino Cardozo, presidente da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes), a feira é uma grande oportunidade para mostrar a população e os empresários do estado o potencial das cooperativas.

“Estamos ansiosos e convidamos todas as cooperativas de Alagoas que ainda não se integraram a feira a unir força conosco nesse grande evento. Vamos mostrar o potencial das nossas cooperativas, fomentar negócios, promovendo o acesso das cooperativas ao mercado alagoano”, convocou Antonino Cardozo.

A 1ª Feira Coop contará com exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar, artesanato, oferta de serviços e palestras. Cooperativa como a Pindorama, uma das maiores do Nordeste, já confirmou presença. “Vamos ofertar desde produtos da agricultura familiar pela Copaíba, CPLA, Pindorama, até serviços de Saúde e Crédito, já confirmados com a participação da Unimed e Sicred. Será um momento importante para a sociedade conhecer o tamanho do cooperativismo em Alagoas”, reforçou o presidente da Unicafes.

De acordo com o coordenador da 1ª Feira Coop, Adalberon Sá Junior, além dos estandes das cooperativas, a espaço montado na Praça Multieventos contará com Praça de Alimentação, comandada pela Associação de Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel) e atrações culturais.

“Cooperar é justamente unir forçar para realização de um objetivo e nós contamos com o apoio do Governo do Estado, da Prefeitura de Maceió, da Associação dos Municípios Alagoanos e do Sebrae na realização da feira. Será um momento importante para o setor”, destacou Adalberon Sá.

Serviço:
O que: 1ª Feira Coop de Alagoas
Quando: 23 a 25/09/2022
Local: Praça Multieventos, orla de Pajuçara, Maceió.
Entrada: Gratuita
Informações: @feiracoopalagoas