O “setor dos setores” mostra sua cara em Alagoas: feira é vitrine do cooperativismo
   22 de setembro de 2022   │     22:54  │  0

Nenhuma outra atividade é tão ampla, tem tanta capilaridade quanto o cooperatismo. Da agricultura familiar à agroindústria da cana-de-açúcar. Da construção civil a reciclagem de lixo. Do crédito ao transporte, passando por áreas tão diversas quanto saúde, educação, comunicação.

O cooperativismo pode ser considerado o setor dos setores e está presente – através dos seus 7 ramos estratificados (Agropecuário, Consumo, Crédito, Infraestrutura, Trabalho e Produção de Bens e Serviços, Saúde e Transporte) em tudo que se produz em Alagoas, no Brasil e no mundo.

A Feira Coop, que será realizada a partir desta sexta-feira, 23, até domingo 25, na praça Multi Eventos, na Pajuçara será a vitrine do cooperativismo. Com 50 estandes, dezenas de expositores, palestras e apresentações culturais, o evento promete mostrar a cara do cooperativismo em Alagoas. No Estado são mais de 200 cooperativas que atuam com mais de 40 mil cooperados, beneficiando diariamente cerca de 300 mil pessoas.

Durante o evento, realizado pela Unicafes-AL, serão realizadas ainda rodadas de negócios pelo Sebrae Alagoas, além da exposição e comercialização de produtos de cooperativas. Empreendedores apoiados pela Prefeitura de Maceió e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas também participam do evento.

Capítulo à parte

A única ausência – estranha – é a do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado de Alagoas – OCB/AL. Além de negar apoio ao evento, diretores da entidade pressionaram cooperativas a cancelar participação na Feira Coop – apesar da entidade estar sob intervenção judicial.

Depois de confirmar participação na Feira Coop dois dirigentes de cooperativas com sede em Maceió, incluindo uma do ramo da educação, pediram para cancelar o contrato porque estariam sendo pressionados por dirigentes do Sistema OCB-AL.

O sistema OCB-AL, em reunião do conselho de administração chegou a aprovar a participação na feira, mas em seguida, em nova reunião, decidiu pelo cancelamento – sem dar explicações.

Apesar da tentativa de boicote, a Feira Coop conseguiu reunir todos os ramos, mais de 50 cooperativas e deve se consolidar como mais importante evento do cooperativismo em Alagoas.

Estande institucional da Unicafes-AL na Feira Coop

Arena Coop, espaço de palestras na Feira Coop

Estande do Sebrae Alagoas na Feira Coop

Versão oficial

Veja texto da assessoria do evento

Feira Coop debate inovação, marketing e competitividade para empresas cooperativas

Foi divulgada a programação completa da 1ª Feira Coop Alagoas, que acontece entre os dias 23 e 25/09, na Praça Multieventos, em Maceió. No ciclo de palestras, os temas em destaque são inovação no cooperativismo, Comunicação para cooperativa atingir o público certo, marketing digital para cooperativas e competitividade no cooperativismo. Os painéis, que ocorrerão na Arena Coop, serão conduzidos por especialistas conhecidos nacionalmente selecionados pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes AL), que é a organizadora do evento.

De acordo com Antonino Cardozo, presidente da Unicafes Alagoas, o intuito de trazer os temas relacionados para a 1ª Feira Coop AL, é criar um ambiente que possibilite autonomia para as cooperativas buscarem novos negócios e impulsionar vendas.

“A feira será uma vitrine para que a sociedade tenha a dimensão do impacto das cooperativas na economia local, mas também para que nós possamos ampliar nosso conhecimento e oportunidades de negócios. Vamos receber profissionais renomados nacionalmente. Será uma troca importante para nosso crescimento”, avaliou presidente da Unicafes AL.
Está atento a estratégia de negócio, definir uma cultura para a empresa, revisar os processos e as tomadas de decisões, isso tudo faz pare da Agenda ESG, que será debatida pelo presidente nacional da Unicafes, Wanderley Ziger e a diretora executiva da CONEXUS, Carina Pimenta, com as cooperativas alagoanas.

“A Feira Coop Alagoas valoriza o cooperativismo e a importância do modelo como organização econômica e principalmente valoriza o agricultor familiar que produz com qualidade, com cuidado e com zelo ao meio ambiente. Além disso gera oportunidades de negócios. Uma iniciativa importantíssima. Temos que destacar que as Unicafes do Nordeste têm feito movimentos importantes que demonstram o profissionalismo do setor”, ressaltou Vanderley Ziger, presidente da Unicafes.

Ainda como programação da Arena Coop serão realizados dois encontros, o Encontro da Mulher Cooperativa e o Encontro da Juventude Cooperativa. “Será um momento de reunir ideias e propostas para a inclusão desses dois segmentos no desenvolvimento do setor”, reforçou Antonino Cardozo.
Serviço:
O que: 1ª Feira Coop de Alagoas
Quando: 23 a 25/09/2022
Local: Praça Multieventos, orla de Pajuçara, Maceió.
Entrada: Gratuita
Informações: @feiracoopalagoas