Senador, governo, deputado estadual e federal: veja qual cargo mais concorrido em Alagoas
   26 de setembro de 2022   │     11:57  │  0

A disputa é desigual em todo o Brasil. Literalmente. Alguns candidatos estão em campanha sem a menor chance de vitória, seja na proporcional ou na majoritária.

Para o Senado, Alagoas tem 5 candidatos oficialmente, mas só dois disputam de fato o cargo. De acordo com as estatísticas do TSE, o mandato de senador é – do ponto de vista das possibilidades matemáticas – o menos disputado em Alagoas.

O segundo cargo com menor proporção matemática de disputa é o de governador. São 7 candidatos para uma vaga. Mas diferente do Senado, a eleição para o governo está muito acirrada em Alagoas, com quatro nomes com chances de ir ao segundo turno. Para quem conhecer a política alagoana esse, de fato – e de longe – é o cargo mais concorrido no Estado.

Ainda de acordo com os números, a concorrência para uma vaga de deputado estadual é de apenas 10 para um, enquanto a disputa de deputado federal é de 20 para um (veja tabela). Apesar das estatísticas, a disputa tanto para estadual que para federal não passa, na prática, de dois para um.

Dos candidatos a deputado federal, a disputa efetiva será entre 5 nomes do PP, 4 MDB, 2 FE Brasil, 1 Republicanos, 1 PSB, 2 PSD, 1 UB e 1 PSDB

Dos candidatos a deputado estadual, a disputa se resume a 19 nomes no MDB, 6 nomes no PP, 7 nomes no UB, 5 Republicanos, 4 FE Brasil, 4 Avante, 1 PL e 2 PSD. Nesse cenário, efetivamente, é menos de dois para um.

Veja a tabela do TSE