Quem são os favoritos na eleição de deputado estadual em AL? Veja as projeções
   28 de setembro de 2022   │     22:32  │  1

No próximo dia 2 de outubro os candidatos terão o inevitável encontro com as urnas. Até a proclamação do resultado é possível especular e fazer projeções. As pesquisas apontam tendências, os analistas fazem suas “leituras” e apontam nomes de prováveis eleitos, com base em informações que vão da “estrutura” até as intenções de votos nas sondagens e enquetes.

Das 27 vagas de deputado estadual em Alagoas que serão definidas no próximo domingo, 2 de outubro, a expectativa de renovação é alta – mas só de nomes.

Alguns dos atuais deputados tendem a ser substituídos por parentes próximos. É o caso de Olavo Calheiros, Davi Davino Filho e Jó Pereira. Eles não serão candidatos, mas Remi Calheiros, Rose Davino e Fernando Pereira, respectivamente irmão, mãe e irmão, devem ocupar seus lugares.

Considerando a “troca”, mesmo nesse caso, a renovação no Legislativo pode passar dos 50%

Entre os demais deputados, apenas Jaizirnho Lira não será candidato.

Nas outras 23 cadeiras, todos disputam com chances. Da atual bancada, 14 parlamentares disputam a reeleição pelo MDB. O partido deve eleger entre 12 e 14 deputados, com expetativa de 10 a 11 reeleitos e de 2 a 3 de primeiro mandato.

Fora do MDB, as outras vagas devem ser distribuídas entre PP, União Brasil, Avante, PL, Federação Federação Brasil (PT/PV/PCdoB), Republicanos, PSD e PSB

O quociente eleitoral é estimado entre 55 mil e 60 mil votos. Para disputar uma vaga, será preciso atingir no mínimo 80% dos votos pelo partido e 20% por candidato, na regra 80 x 20.

As projeções de Marcelo Bastos

Como fiz em eleições anteriores , transcrevo aqui projeções do analista político e diretor do instituto de pesquisas MB, Marcelo Bastos para a eleição de deputado estadual (fiz o mesmo em relação aos deputados federais).

“Aqui em Alagoas, se tomarmos como base o quociente eleitoral das eleições de 2018, um partido precisará atingir a marca de 56.000 votos para eleger um deputado estadual. Vale ressaltar, que pela nova reforma eleitoral, um partido que não atinja esse quociente poderá eleger um candidato com as sobras de vagas, com base na regra 80% (partido) e 20% (candidato). Dessa forma, para que um partido conquiste uma vaga com as tais sobras, terá que conquistar 45 mil votos e para que o candidato seja eleito, 11 mil votos.

Realizamos nossas projeções com base em pesquisas de consumo interno, desempenho de campanhas passadas dos candidatos, tamanho dos partidos e nas campanhas de rua e das redes sociais.

Vejamos as projeções:

REPUBLICANOS: Faz dois. Nomes prováveis: Antônio Albuquerque, Henrique Chicão e André Silva.

FEDERAÇÃO (PT/PV/PC do B): Faz uma e poderá brigar por uma segunda vaga. Nomes prováveis: Ronaldo Medeiros, Silvio Camelo e Dudu Holanda.

UNIÃO BRASIL: Faz três e poderá brigar por uma quarta vaga. Nomes prováveis: Delegado Leonam, Davi Maia, Lelo Maia, André Monteiro, Francisco Sales e Mesaque.

PP: Faz quatro. Nomes prováveis: Fernando Pereira, Ângela Garrote, Rose Davino, Francisco Tenório, Delegado Thiago Prado e Tarcizo Freire.

PSD: Briga por uma vaga: Nomes prováveis: Samyr Malta e Teca Nelma.

PL: Briga por uma vaga. Nome provável: Cabo Bebeto.

AVANTE: Faz um. Nome provável: Marcos Barbosa.

MDB: Faz doze e poderá brigar por uma décima terceira vaga. Nomes prováveis: Ricardo Nezinho, Flávia Cavalcante, Fátima Canuto, Marcelo Victor, Remi Calheiros, Carlas Dantas, Cibele Moura, Alexandre Ayres, Gilvan Filho, Galba Novaes, Breno Albuquerque, Dudu Ronalsa, Léo Loureiro, Bruno Toledo, Yvan Beltrão e Inácio Loiola.”

Minhas projeções

MDB: Faz de 12 a 14 vagas, com 18 nomes disputando: Ricardo Nezinho, Fátima Canuto, Marcelo Victor, Alexandre Ayres, Remi Calheiros, Carlas Dantas, Flávia Cavalcante, Gilvan Filho, Galba Novaes, Breno Albuquerque, Dudu Ronalsa, Cibele Moura, Léo Loureiro, Bruno Toledo, Yvan Beltrão, Inácio Loiola, Dr. Wanderley e Guilherme Lopes.

PP: Faz de três a quatro. Favoritos: Fernando Pereira, Rose Davino, Francisco Tenório, Ângela Garrote, Delegado Thiago Prado e Tarcizo Freire.

UNIÃO BRASIL: Faz três a quatro vagas. Favoritos: Davi Maia, Lelo Maia, André Monteiro, Francisco Sales, Delegado Leonam e Mesaque.

REPUBLICANOS: Faz dois. FAvoritos: Antônio Albuquerque, Henrique Chicão e André Silva.

FEDERAÇÃO (PT/PV/PC do B): Faz dois. Favoritos: Ronaldo Medeiros, Silvio Camelo, Dudu Holanda e Judson Cabral.

AVANTE: Faz um. Nome provável: Marcos Barbosa.

PSD: Briga por uma vaga: Favoritos :Samyr Malta e Teca Nelma.

PL: Briga por uma vaga. Favorito: Cabo Bebeto.

PSB: Briga por uma vaga. Favorita: Mirella Caldas.

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

Comments are closed.