A impressionante vitória de “Tio Rafa”: uma causa e muito planejamento
   3 de outubro de 2022   │     18:29  │  0

A renovação da bancada de Alagoas na Câmara Federal foi de 55%. Dos 9 deputados eleitos no dia 2 de outubro, 4 foram reeleitos (Arthur Lira, Isnaldo Bulhões, Marx Beltrão e Paulão) 5 vão exercer o mandato pela primeira vez: Alfredo Gaspar de Mendonça, Luciano Amaral, Fábio Costa, Daniel Barbosa e Rafael Brito.

“Tio Rafa” foi, para muitos, a maior surpresa da eleição. Afinal, conseguiu um mandato de deputado federal na sua primeira disputa eleitoral. Ele nunca havia sido candidato. E mais: partiu para a campanha em cima da hora, depois de ter nome especulado para ser vice-governador e ter sido escalado como candidato a deputado estadual pelo MDB.

Na última hora, Rafael Brito decidiu apostar na eleição de deputado federal. E fez isso depois de conversar com lideranças da Educação. Sua proposta era representar o setor. Ouviu de professores e dirigentes de escolas que sim, ele seria o nome para representar a área.

Com uma “causa” definida, Brito apostou numa campanha diferente. Montou uma central de engajamento, apostou no voto de opinião e passou a trabalhar no contato direto com o eleitor, seja em grandes eventos ou nas mensagens de celular. Ele recebia por dias centenas de mensagens no Instagram e Whatsapp e respondia a todos.

O trabalho voluntário, especialmente de jovens e estudantes, ganhou corpo e deu o que Brito precisava, garantindo votos em todos os municípios e sendo um dos mais votados em grandes cidades, exemplo de Maceió.

Como ele conseguiu isso? Parte da estratégia e da estrutura montada em seu comitê explica isso. Uma equipe técnica trabalha para espalhar mensagens num modelo celular. Uma pessoa coordenava outros 10 ou 20. E quando um grupo crescia, se dividia, ampliando a área de influência.

Sem espaço e sem condições para o “voto de estrutura”, Rafael Brito se agarrou com o voto de opinião. A estratégia, como revelou na festa da vitória que fez no comitê central da campanha, foi vitoriosa graças a equipe que montou e, principalmente, ao engajamento de professores e estudantes.

“A educação terá um representante em Brasília. Eu vou trabalhar muito para honrar esse voto”, aponta.

Brito, no entanto, segue em campanha: “agora vamos trabalhar muito para garantir a vitória de Paulo Dantas no segundo turno”, avisa.

Rafael Brito durante festa da vitória (Foto: reprodução Instagram)