Arthur Lira e Isnaldo lideram, juntos, em mais da metade dos municípios de Alagoas
   4 de outubro de 2022   │     19:50  │  1

A disputa para a Câmara Federal foi desproporcional em Alagoas – literalmente. Os atuais deputados de Alagoas lideram a votação em nada menos que 78 dos 102 municípios do Estado. Com a ajuda das emendas parlamentares, alguns inclusive com forte influência nas RP-9, o chamado orçamento secreto, os atuais deputados conseguiram “conquistar” o apoio de praticamente todos os 12 prefeitos de Alagoas.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), que defende abertamente o orçamento secreto (veja aqui) conseguiu apoio de prefeitos de todos os partidos, sendo apoiado por aliados de Rodrigo Cunha, Paulo Dantas e Collor no primeiro turno, por exemplo.

Reeleito com a maior votação da história de Alagoas, Lira foi o mais votado em 42 cidades. Em outras tantas onde também teve apoio de prefeitos, caso de Coruripe, foi o segundo mais votado.

Líder do MDB na Câmara dos Deputados, Isnaldo Bulhões foi o mais votado em 13 cidades, a maioria do sertão e zona da mata, o que reforça uma atuação mais regionalizada.

Juntos, Isnaldo e Arthur lideraram a votação em 55 cidades, mais da metade dos municípios de Alagoas.

O deputado federal Nivaldo Albuquerque (Republicanos) não conseguiu ser reeleito, mas foi o mais votado em 12 cidades que tem prefeitos sob liderança da sua família.

Na sequência, Marx Beltrão (PP), dos atuais parlamentares, conseguiu ser o mais votado em 9 cidades – incluindo Coruripe, de onde foi prefeito – a maioria fora da região sul.

Entre os deputados de primeiro mandato, Luciano Amaral (PV) foi o que venceu no maior número de cidades: 11 no total. O desempenho reflete, claro, o apoio e a força do deputado estadual Marcelo Victor (MDB). Mas essa é outra história.

Veja em quais cidades os candidatos a deputado federal lideraram a votação em 2022

Arthur Lira, 42 cidades:

Rio Largo, União dos Palmares, São Miguel dos Campos, Atalaia, Teotônio Vilela, Pilar, São Sebastião, Campo Alegre, Maragogi, Junqueiro, Boca da Mata, Craíbas, Limoeiro de Anadia, Feira Grande, Igreja Nova, Porto Real do Colégio, Olho D’água das Flores, Água Branca, Lagoa da Canoa, Taquarana, Canapi, Inhapi, Capela, Anadia, Satuba, Estrela de Alagoas, Ouro Branco, Pariconha, Campo Grande, Coité do Nóia, Flexeiras, Jequiá da Praia, Barra de São Miguel, Paulo Jacinto, Santa Luzia do Norte, Campestre, Roteiro, Belém, Jacaré dos Homens, Minador do Negrão, Olho D’água Grande, Feliz Deserto.

Isnaldo Bulhões Júnior, 13 cidades:

Branquinha, Cacimbinhas, Porto De Pedras, Carneiros, Monteirópolis, Tanque D’arca, Mar Vermelho , Senador Rui Palmeira, Dois Riachos, Poço das Trincheiras, Murici, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia.

Nivaldo Albuquerque, 12 cidades:

Igaci, Mata Grande, Joaquim Gomes, Barra de Santo Antônio, Passo de Camaragibe, Maravilha, São Miguel dos Milagres, Japaratinga, São Brás, Belo Monte, Jacuípe, Pindoba.

Luciano Amaral, 11 cidades:

Penedo, Pão de Açúcar, Traipu, Lagoa da Canoa, Cajueiro, Batalha, Paripueira, Novo Lino, Olivença, Chã Preta, Palestina.

Marx Beltrão, 9 cidades:

Coruripe, São Luís do Quitunde, São José da Tapera, Porto Calvo, Matriz de Camaragibe, Piaçabuçu, Maribondo, Jaramataia, Jundiá.

Alfredo Gaspar de Mendonça: 2 cidades: Maceió e Quebrangulo

Júnior Dâmaso, 2 cidades: Marechal Deodoro, Coqueiro Seco

Rodrigo Valença, 2 cidades: São José da Laje, Santana do Mundaú

Dr. JHC, 1 cidade: Colônia Leopoldina

Lara Omena, 1 cidade: Messias

Daniel Barbosa, 1 cidade: Arapiraca

Mosabelle Ribeiro, 1 cidade: Palmeira dos Índios

Gilvan Barros, 1 cidade: Girau do Ponciano

Pedro Vilela, 1 cidade:  Viçosa

Rafael Brito, 1 cidade: Piranhas

Geo Cruz, 1 cidade: Ibateguara

Paulão, 1 cidade: Olho D’água do Casado

Saiba mais: Lira defende emendas do Orçamento Secreto: “São lícitas e constitucionais”

 

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Marcelo Ribeiro

    Conforme revela a postagem, o fato de Paulão ter sido eleito com o apoio de apenas 1 único Prefeito, o de Olho D’Água do Casado, mostra a força do voto desatrelado da vontade dos caciques da política alagoana, pois se dependesse só do município que o apoiou não conseguiria ser eleito nem pra deputado estadual, quanto mais renovar o mandato federal.

Comments are closed.