Renan Filho se transforma no maior vencedor político da sua geração
   5 de outubro de 2022   │     13:57  │  2

Prestes a completar 43 anos (o aniversário será no próximo dia 8 de outubro), José Renan Vasconcelos Calheiros Filho conquistou no domingo 2 de outubro sua sexta eleição consecutiva. Foi eleito pela primeira vez prefeito de Murici, aos 25 anos, em 2004.

Reeleito em 2008, deixou a prefeitura para, em 2010, e se transformar no deputado com maior votação de Alagoas (até aquele momento).

Em 2014, aos 34 anos, Renan Filho foi eleito o governador mais jovem da história de Alagoas, já no primeiro turno. Foi reeleito em 2018 com folga (77% dos votos válidos).

A eleição de Renan Filho para o Senado, no domingo 2 de outubro, era considerada a mais tranquila, a mais previsível. No entanto, o ex-governador de Alagoas teve uma votação abaixo das projeções de analistas e dos resultados de intenção de votos das pesquisas de vários institutos. Ainda assim, teve uma das maiores votações da história de Alagoas para o Senado.

Renan Filho foi eleito senador com 845.988 votos (56,92% dos válidos), melhor desempenho que o próprio pai, senador Renan Calheiros, em todas as suas eleições, do que Rodrigo Cunha, Fernando Collor, Benedito de Lira e Heloísa Helena, por exemplo.

Com seis vitórias pessoais consecutivas, Renan Filho é o político da sua geração que teve ascensão quase meteórica e um dos poucos que conseguiu vencer consecutivamente todos os pleitos que disputou. Uma carreira que não deve parar por aí, mas não custa lembrar que ele teve uma ajudinha – e põe ajudinha aí – de ninguém menos do que o senador Renan Calheiros, seu pai, de longe o melhor estrategista político de Alagoas e um dos melhores do Brasil. Mas essa é outra história.

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Interiorano

    Só um detalhe : Têm pessoas que além de merecer o voto, você simpatiza! Pra mim, não é o caso de Renan Filho! Fez um bom governo? Fez, porém, o que se percebe que ele é irônico e têm uma boa lábia, um bom papo! E aí, a maneira como ele faz política, faz com que jamais tenha meu voto!

Comments are closed.