AL inova com Secretaria do Cooperativismo, a primeira do Brasil
   16 de janeiro de 2023   │     17:47  │  0

Alagoas é o primeiro Estado do Brasil a dar um tratamento diferenciado ao “setor dos setores” – as  Cooperativas, que estão presentes em todos os segmentos da economia.

A Secretaria Executiva do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, criada pelo governador Paulo Dantas (MDB) através da Lei Delegada é considerada um novo marco para o desenvolvimento social e econômico do Estado.

Atualmente, Alagoas tem mais de 200 cooperativas. Juntas, representam mais de 40 mil cooperados, atendem um público de mais de 200 mil pessoas por dia e geram mais de 20 mil empregos diretos, com movimentação de negócios que chegam a 10% do PIB de Alagoas.

Com a criação da Secretaria, o governo vai fortalecer as cooperativas já em atividade e estimular a criação de novas empresas nesse segmento, que tem um modelo de atuação considerado mais justo, com melhores resultados para as pessoas e o meio ambiente.

A Secretaria do Cooperativismo reforça a parceria de Paulo Dantas com o setor, especialmente com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas, a Unicafes-AL

“O Paulo é uma aliado do cooperativismo e da agricultura familiar. Como deputado ele sempre atuou em defesa dos dois setores, ajudando a reestruturar e resgatar o Conselho Estadual do Cooperativismo. Como governador, ele fez o primeiro termo de fomento da história do cooperativismo com o governo do Estado, além de ter avançado no cumprimento da lei que determina compra de parte merenda escolar a agricultores familiares e de ter apoiado a primeira Feira Coop, entre outras ações”, aponta Antonino Cardozo, presidente da Unicafes-AL.

Transição

A nova secretaria foi criada a partir do trabalho da Comissão de Transição, coordenada pela secretária Renata Santos (Seplag) e contou com apoio dos demais integrantes, a exemplo de George Santoro (Sefaz), Vítor Pereira (Segov) e Luiza Barreiros (Gabinete Civil).

“Muito importante dá espaço para um segmento tão importante para nossa economia”, apontou Renata, que apresentou a sugestão do novo órgão durante reunião de trabalho entre a comissão e o governador Paulo Dantas, em dezembro de 2022.

Paulo Dantas reforçou o compromisso com o setor. “Acredito muito no cooperativismo. É um modelo que permite, através da cooperação, promover o desenvolvimento de negócios com benefícios para os cooperados e para as comunidades onde eles atuam”, aponta o governador.

Experiência

O secretário Executivo do Cooperativismo escolhido por Paulo Dantas foi um jovem negro, com larga experiência no serviço público e identificado com o cooperativismo. Adalberon Sá Junior, 36, formado em sociologia terá a missão de transformar o novo órgão numa das marcas do governo de Paulo Dantas.

Com experiências em gestão pública (já foi Secrerário da Sepaz, hoje Seprev, e presidente da Emater, além de atuar na gestão municipal em Palmeira dos Índios), Adalberon apresentou sugestões para o “plano de 100 dias”, que incluem o fortalecimento do setor e a criação do programa Alagoas Mais Cooperativa, que vista estimular o cooperativismo como alternativa para o desenvolvimento social e econômico do Estado.

Adalberon Sá Junior, novo secretário Executivo do Cooperativismo (Foto: divulgação)

Versão oficial

Veja texto da assessoria da Unicafes-AL

Secretaria Executiva representa avanço do cooperativismo em AL

O cooperativismo ganha cada vez mais espaço e confiança junto à sociedade.  O setor ,que vem se destacando na economia nacional, deverá ganhar novo fôlego na nova gestão do Governador Paulo Dantas com a criação da Secretaria Executiva do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária  dentro da estrutura da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços ( SEICS).

O cargo de secretário executivo foi definido na sexta-feira,13, com a nomeação do  sociólogo e atual Executivo  da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL), Adalberon Sá Júnior, de 36 anos.

Indicado pelo setor,  Adalberon acumula experiência na gestão pública,  com passagem pela presidência da Emater-AL e como Secretário de Estado da Promoção da Paz- SEPAZ.

Com a  escolha do governador Paulo Dantas,  a Federação Unicafes-AL cede ao Estado um dos grandes nomes de seu quadro técnico em cooperativismo. O presidente da Unicafes-AL, Antonino Cardozo, parabeniza o governador Paulo Dantas pelo compromisso com setor cooperativista.

“O governador sinalizou o seu compromisso a partir da criação do um espaço institucional inédito para o cooperativismo no nosso estado. Com Paulo Dantas o cooperativismo avança, sempre. Foi assim na Assembleia Legislativa com a aprovação do novo Conecoop. Foi assim no primeiro governo com o primeiro termo de fomento, a Feira Coop e a merenda escolar”,  disse o presidente da Unicafes-AL , Antonino Cardozo.

Marco

Pela primeira vez em Alagoas o cooperativismo e o associativismo vão ocupar espaço na estrutura de governo, passando a ser enxergado como instrumento de desenvolvimento econômico e social.  De acordo com o Secretário Executivo nomeado, Adalberon Sá Júnior, o setor cooperativista detém grande capilaridade, com atuação em quase todos os municípios.

“A concretização deste espaço do cooperativismo no governo Estadual tem a marca do compromisso do governador Paulo Dantas que garantiu, lá atrás, que esse setor teria vez e voz na gestão; e que permitiria que o próprio setor ocupasse esse espaço. Um espaço relevante e que  poderá contribuir para a evolução do cooperativismo, associativismo e da economia solidária”,   destacou Adalberon Sá Júnior.

Ao lado da secretária de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino, Adalberon deve apresentar nos próximos dias os primeiros planos de trabalho para  o setor.
“Após algumas conversas com o governador Paulo Dantas e com a secretária Caroline Balbino, algumas direções já foram apontadas e uma delas se trata  do plano de 100 dias. O objetivo é levantar um diagnóstico com dados gerais  e um mapeamento de atividades.  Esse trabalho inicial também deve contemplar o fortalecimento dos conselhos do cooperativismo e da economia solidária”, enfatizou Adalberon Sá Júnior.