“Baixa” no PP de Arthur Lira e no PL de Bolsonaro: MDB filia dez novos prefeitos
   24 de janeiro de 2023   │     22:51  │  0

O MDB de Alagoas abriu a ‘temporada’ de filiação de prefeitos no Estado – literalmente. Em apenas dois dias dez dos 102 prefeitos de Alagoas ‘embarcaram’ no partido. Outros seis devem seguir o mesmo caminho nos próximos dias.

Na segunda-feira (23/01) 8 novos prefeitos se filiaram ao partido. Nesta terça-feira, veja texto abaixo, dois novos prefeitos foram para o MDB – Celino (Anadia) e Geraldo (Taquarana).

A maior baixa até agora foi registrada no PP. O partido do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), ‘cedeu’ três prefeitos para o MDB – Celino Rocha (Anadia), Theobaldo Cintra (Major Isidoro) e Zé Luiz (Olho d’Água das Flores).

O PP deve sobre novas ‘baixas’ nos próximos dias. Mais quatro prefeitos já sinalizaram que vão para o MDB. Dois já assinaram a ficha de filiação e estão esperando comunicar a mudança a Arthur Lira, primeiro, para depois tornar pública a saída do PP.

O PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, também sofreu uma grande ‘baixa’, perdendo dois dos três prefeitos eleitos em 2020 no Estado: Jó (Olivença) e Marcela Gomes (Novo Lino).

Com a ida de Ceci Rocha (Atalaia) para o MDB, o PSC, que também elegeu três prefeitos no Estado em 2020, ficou sem representação nas prefeituras do Estado. Os outros dois – Renato Filho (Pilar) e Flávio Lira (Feira Grande), se filiaram respectivamente ao MDB e PP no ano passado.

Já o Cidadania perdeu o único prefeito que tinha em Alagoas, Geraldo Cícero, de Taquarana.

Os outros dois prefeitos que se filiaram ao MDB foram eleitos pelo PTB e estavam no Republicanos: Leandro Silva (Junqueiro) e Erivaldo Mandú (Mata Grande).

O MDB não vai parar por aí. O senador Renan Calheiros e o governador Paulo Dantas trabalham, a quatro mãos, para levar mais prefeitos para o partido. O objetivo é chegar até o próximo ano com 80 prefeitos. Hoje, segundo estimativas, contando com alguns prefeitos que se filiam ainda esta semana, o partido chegará a 64 dos 102 prefeitos – maior representação do partido em prefeituras no Brasil.

Base

Os dois novos  prefeitos que chegam ao MDB fazem parte da ‘base’ do deputado estadual Galba Novaes, que participou da assinatura da ficha de filiação ao lado do governador Paulo Dantas.

Galba Novaes e governador Paulo Dantas abonam a filiação de Cícero e Celino ao MDB-AL (Foto: assessoria)

Versão oficial

Veja texto da assessoria do MDB

Mais dois prefeitos alagoanos se filiam ao MDB

Geraldo Cícero, de Taquarana, e Celino, de Anadia, assinam ficha de filiação; agora são 64 prefeitos

Um dia depois de ter filiado em bloco 7 prefeitos alagoanos, o MDB-AL comemorou nesta terça-feira (24) a filiação de mais dois comandantes de prefeituras do interior alagoano. Na presença do governador Paulo Dantas e do deputado Galba Novaes, os prefeitos Geraldo Cícero, de Taquarana, e Celino Ribeiro de Lima, de Anadia, assinaram suas fichas como novos emedebistas.

De Brasília, o presidente estadual do MDB, senador Renan Calheiros, saudou as duas novas filiações. “O partido continua se fortalecendo para as eleições municipais do próximo ano”, disse Renan. “Agora estamos com 64 prefeitos e a meta é chegarmos a 80 até o final de fevereiro”.

Renan lembrou que em 2022 o MDB ganhou pela terceira vez consecutiva as eleições majoritárias em Alagoas. Hoje o partido tem 14 deputados estaduais, dois deputados federais, dois senadores, 64 prefeitos e o governador do Estado.