Caminho sem volta: CPI da Braskem será instalada na próxima semana
   7 de dezembro de 2023   │     17:04  │  1

Agora é caminho sem volta. A Comissão Parlamentar de Inquérito da Braskem no Senado, criada para investigar o que é considerado o maior crime ambiental em área urbana do mundo, saiu do papel. Literalmente.

Depois que criada, a CPI dependia apenas da indicação dos seus membro para ser instalada. Não depende mais. A comissão “conseguiu” – depois de uma decisiva atuação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) – as indicações mínimas para ser instalada na próxima semana.

Até esta quinta-feira (07/12) a tarde 7 senadores foram indicados para serem titulares, o que significa maioria para funcionar. A comissão tem 11 vagas de titulares e 7 de suplentes.
Na próxima semana a CPI fará sua primeira reunião para escolher o presidente e o relator.
A sessão de instalação, tudo indica, será realizada na terça (12/12) ou na mo máximo na quarta-feira (13/12).

Após aa escolha do presidente e do relator, será apresentado o grupo de trabalho. As primeiras sessões formais ficarão para 2024, depois do recesso parlamentar.
Veja a lista dos senadores já indicados como titulares:

Renan Calheiros (MDB-AL);
Omar Aziz (PSD-AM);
Efraim Filho (União Brasil-PB);
Wellington Fagundes (PL-MT);
Eduardo Gomes (PL-TO);
Jorge Kajuru (PSB-GO);
Cid Gomes (PDT-CE).

Veja a lista dos senadores já indicados comosuplentes:

Fernando Farias (MDB-AL);
Magno Malta (PL-ES);
Leila Barros (PDT-DF);
Jayme Campos (União Brasil-MT);
Cleitinho (Republicanos-MG).

 

Renan diz que CPI já é uma realidade:

No X (antigo Twitter) o senador Renan Calheiros disse que “a CPI da Braskem já é realidade graças à sensibilidade dos senadores que a apoiaram – 45 – e a indicação dos integrantes pelos lideres partidários. Papel determinante teve a sociedade de Alagoas e, principalmente, de Maceió”

Em vídeo, Renan explica como a CPI vai funcionar. Veja aqui:  https://x.com/renancalheiros/status/1732852553170264186?s=20

 

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

Comments are closed.