Com um “pé na política”, Barreto inova e faz primeiro leilão Brahman em AL
   13 de setembro de 2022   │     12:42  │  0

O empresário Ricardo Barreto, o “Ricardo da Coagro” sempre teve um gosto pela política. Tanto que chegou a disputar eleições como candidato a vice-prefeito de Arapiraca, teve o nome especulado para outras campanhas, mas decidiu seguir seu trabalho no setor produtivo.

Barreto continua com muitos amigos na política, mas focado nos negócios. Além de manter o Grupo Coagro, que chega aos 30 anos, como um dos maiores do segmento no Nordeste, Ricardo é um selecionador reconhecido na raça nelore e decidiu inovar na seleção da raça Brahman, negócio tocado pela RB Agropecuária.

De origem norte-americana, a raça zebuína Brahman é a mais difundida em todo o mundo e vai muito bem em cruzamentos com nelore, o zebu preferido do pecuarista brasileiro, ou no cruzamento industrial tricoss (em F1 de angus).

Pioneiro na seleção de brahman em Alagoas, Barreto dá um passo importante para o seu negócio e para o agronegócio do Estado. Ele vai realizar nesta quarta-feira (14/09) o primeiro leilão Brahman, com a oferta de animais – garantem vários especialistas – que tem o melhor da genética da raça no mundo.

Ricardo Barreto, da RB Agropecuária e Grupo Coagro (Foto: divulgação)

Touros Brahman durante apresentação de animais no dia de campo da RB Agropecuária

O leilão

O remate (veja abaixo) será realizado  no Centro de Convenções de Maceió, durante o Enconter, com transmissão ao vivo pela Agreste Leilões : http://www.agresteleiloes.com.br

O leilão será nesta quarta-feira (14), às 19h durante o Encorte. a RB Agropecuária realiza o 1º Leilão Brahman Nelore, que terá transmissão ao vivo pelo site da Agreste Leilões. Serão ofertados animais de cabeceira da fazenda Novo Horizonte, escolhidos à dedo, sendo 17 touros brahman PO, 3 nelore PO e 100 novilhas brahman PO entre 12 e 16 meses, todas com prenhez confirmada.

Versão oficial

Veja texto da assessoria sobre a apresentação de animais do leilão

Em evento prestigiado por criadores e políticos, pecuarista apresenta rebanho Brahman de AL

Empresário renomado do setor agropecuário, o engenheiro agrônomo Ricardo Barreto recebeu neste sábado (10) criadores e a classe política do estado para o Dia de Campo da RB Agropecuária, na fazenda Novo Horizonte, no município de São Sebastião. Foram mais de 200 pessoas no evento, que apresentou palestras técnicas sobre produtividade, rendimento e nutrição para o gado, além de estratégias de produção à campo.

O evento foi prestigiado por criadores renomados de Alagoas e de Sergipe. Ricardo também recebeu políticos da região, e exemplo do prefeito de Junqueiro Leadro Silva e o prefeito de São Sebastião José Pacheco Filho. “Foi um evento importante de retomada para receber os amigos e aproveitar para trazer informação e falar sobre novas tecnologias para o campo”, pontuou Ricardo Barreto.

Fundador do Grupo Coagro, que já tem 30 anos de mercado, Ricardo tem um compromisso com os resultados, tanto na agricultura quanto na pecuária e o que foi apresentado no dia de campo foi o resultado direto em investimentos no setor. “É o compromisso do nosso grupo. Nós trabalhamos com resultados de excelência para o criador. Aqui demos início à primeira criação do rebanho Brahman em Alagoas, um gado altamente produtivo e rentável e apresentamos isso aos nossos amigos”, afirmou Ricardo.

Quem esteve no Dia de Campo também aproveitou para conhecer os animais da raça, que tem se mostrado uma das mais rentáveis da pecuária de corte. A RB Agropecuária deu o pontapé para que o brahman conquistasse terras alagoanas. Pela região, os criadores já começaram a apostar no animal para fazer cruzamento com as raças nelore e angus, chegando a resultados considerados excelentes.

A ideia do grupo é que outros criadores apostem na genética brahman e na próxima quarta-feira (14), às 19h durante o Encorte, a RB Agropecuária realiza o 1º Leilão Brahman Nelore, que terá transmissão ao vivo pelo site da Agreste Leilões. Serão ofertados animais de cabeceira da fazenda Novo Horizonte, escolhidos à dedo, sendo 17 touros brahman PO, 3 nelore PO e 100 novilhas brahman PO entre 12 e 16 meses, todas com prenhez confirmada.

Os animais possuem a melhor genética do disponível no mercado para melhoramento genético ou cruzamento artificial, com genética chancelada pela Associação dos Criadores de Zebu (ABCZ).