“Dá um Google aí”: Cunha é o “único” político a falar contra aumento de energia em AL
   6 de junho de 2023   │     17:07  │  0

Na campanha de 2022, o “dá um Google aí” virou mantra para alguns candidatos – inclusive para o senador Rodrigo Cunha (União), que disputou o governo. A pesquisa na maior plataforma de buscas do planeta pode ser útil em alguns casos.

Até o momento, Cunha foi o “único” político de maior expressão a se posicionar contra o aumento da conta de energia em Alagoas, segundo resultados de buscas feita no Google nesta terça-feira (06/6).

Foi uma reação tardia e tímida, mas foi a única. Especializado em defesa do consumidor, com passagem destacada no Procon, cunha levantou a voz para dizer que o aumento não tem justificativa. Já é alguma coisa, mas certamente o consumidor espera um pouco mais dele e dos outros representantes de Alagoas em Brasília.

O aumento médio de 18%, mais de três vezes a inflação do período, foi aprovado pela Aneel em 17 de maio e começou a vigorar no domingo, 28 de maio. Rodrigo fez discurso contra o reajuste no dia 30 de junho.

Veja como ficou o aumento comparado com inflação:

Inflação medida pelo IPCA IBGE (abril de 2022 a abri de 2023): 5,29%

Reajuste médio concedido pela ANEEL para a Equatorial Alagoas: 17,59%

Amento representa 3,3 vezes a inflação do período

Conta de energia sobe neste domingo em AL; aumento será 3,3 vezes maior que a inflação

Rodrigo Cunha (Agência Senado)

Versão oficial

Veja texto da assessoria (de 30/6)

Rodrigo Cunha diz à Aneel que justificativa para aumento de 18% na energia em AL “não convence” e que lucro da Equatorial em 3 meses chegou a R$ 287 milhões.

Durante audiência na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal na manhã desta terça-feira (30), o senador Rodrigo Cunha (União) cobrou do presidente da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) Sandoval de Araújo a revisão urgente do aumento da tarifa de energia elétrica em Alagoas, que já está em vigor e foi concedido pela Agência à Equatorial Energia.

A Aneel aprovou na semana passada o reajuste tarifário anual de 2023 da Equatorial. E com isso, a conta de luz ficou, em média, 17,59% mais cara já a partir do último domingo (28). “Este reajuste é muito acima dos 8% do aumento do salário-mínimo. E a explicação para este aumento tem que ser transparente, que as pessoas compreendam. Porque o que foi apresentado aqui não nos convence sobre este reajuste”, disse Cunha.

“Alagoas é o estado que tem mais pessoas passando fome e enquanto isso, somente no primeiro trimestre, o lucro da Equatorial em nosso estado chegou a R$ 287 milhões e em 2021 a principal fonte de lucro da Equatorial no Brasil foi o estado de Alagoas”, disse Cunha durante a audiência da Comissão com a presença do presidente da Aneel.

Ainda durante o evento, Cunha solicitou agenda exclusiva com a Agência para discutir a situação do aumento da energia no estado. “Repito, a Aneel deu mais um presente à Equatorial garantindo o aumento da tarifa cobrada dos alagoanos. Vamos na Aneel buscar reverter este reajuste que é vergonhoso e extremamente injusto”, finalizou Cunha