Deputado surpreende e surge como nome da oposição em Delmiro Gouveia
   4 de fevereiro de 2023   │     19:03  │  2

A política da maior cidade do sertão de Alagoas gira, nos últimos 30 anos, em torno de um mesmo nome. O ex-prefeito de Delmiro Gouveia, Luiz Carlos Costa, o Lula Cabeleira, é o personagem central de toda ou qualquer pleito nesse período – dispute ou não o mandato.

A atual prefeita da cidade, Ziane Costa, é filha de Lula e conseguiu vencer em 2020 com 40,4% dos votos, numa disputa acirrada em que a oposição ficou dividida entre quatro nomes.

Na ‘oposição’, Padre Eraldo teve 33,21%, Renato Torres 18,11%, Sávio da Galeria 6,20% e Gabriel Varjão 2,02%.

Empresário bem-sucedido, Cabeleira não disputou o mandato por enfrentar dificuldades jurídicas e, tudo indica, deve manter a filha como sua sucessora. Ziane parte para a disputa pela reeleição como favorita, mas pode enfrentar um cenário inesperado em 2024.

Pesquisa realizada pelo instituto Ibrape em Delmiro Gouveia revela um novo nome que pode surgir com força na disputa.

O levantamento foi realizado em 15 de janeiro deste ano com 800 eleitores do município, com intervalo de confiança estimado em 95% e a margem de erro de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Faltando 20 meses para a eleição, Ziane aparece como favorita com 23,6% na espontânea (quando os nomes dos candidatos não são apresentados) e com 60% na estimulada, num cenário com 5 nomes.

Entre as opções apontadas pelos eleitores (veja tabelas abaixo) estão nomes muito conhecidos, que já disputaram eleições de prefeito ou já foram vereadores na cidade, a exemplo e Eraldo Cordeiro, Edvaldo Nascimento e Renato Torres. A “novidade” é o nome do deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT). Mesmo sem ter o nome especulado, aparece em segundo lugar na estimulada com 9%.

Medeiros adotou Delmiro Gouveia como sua terra, passou a estabelecer vida social no município e foi o principal responsável pela vitória de Padre Eraldo para a prefeitura da cidade em 2016. A gestão de Eraldo, apontada como ‘desastrosa’, possibilitou a ‘volta’ de Cabeleira. Pior, ele não honrou compromissos com Medeiros e outros líderes da oposição, enfraquecendo o grupo.

Com o ‘capítulo’ Eraldo superado, a oposição de Delmiro Gouveia volta a conversar em torno de uma tese que ganha força – a de união. Vários líderes acreditam que só é possível vencer Cabeleira com a “caneta na mão”, se for na base de um contra um.

Entre as opções postas naturalmente estão os nomes de Eraldo (considerado pouco provável porque ninguém confia nele), Renato torres e Edvaldo Nascimento. O nome de Medeiros, que transita bem entre todos eles, é fato novo.

O deputado, mesmo enfrentando a “máquina” da prefeitura foi o segundo mais votado na cidade em 2022, com 2.651 votos (9,59% dos válidos), tem trânsito com vereadores e circula bem em várias camadas da sociedade delmirense. Daí até ser candidato a prefeito, o caminho é longo. Mas quem conhece Ronaldo sabe que se ele entrar numa “briga”, não entra para perder.

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Simplicio

    Como nas cidades do interior os eleitores são asnos, e não estão preocupados com o desenvolvimento do município, e sim com esmolas q os políticos oferece, este parasita do PT sabe fazer muito bem, não vai ser novidade se ele sair candidato.

  2. Pedro

    O deputado Ronaldo Medeiros não é o único. Alagoas está cheia de forasteiros fazendo política em cidades alagoanas. São políticos fracassados em sua terra natal e correm atrás dos votos dos eleitores das regiões onde são adotados.

Comments are closed.