E se Bolsonaro e Cunha tivessem ganho, como ficariam MV e Lira?
   31 de janeiro de 2023   │     20:36  │  0

O presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Marcelo Victor, será reeleito neste dia 1o de fevereiro para seu terceiro mandato consecutivo para presidir a mesa diretora do Poder Legislativo.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) será reeleito na mesma data para mais um mandato à frente da mesa diretora da Casa.

Salvo fato novo, a eleição dos dois está garantida por ampla maioria de votos e será resultado da competência de ambos na articulação de seus pares.

E não seria diferente, para ambos, se o resultado do segundo turno das eleições de 2022 fosse outro, com uma pequena diferença em termos de “poder” – Arthur Lira teria um pouco mais e Marcelo Victor um pouco menos.

Ainda que Rodrigo Cunha tivesse sido eleito governador, Marcelo Victor ganharia a eleição na Mesa diretora, pela sua habilidade e confiança que inspira nos colegas. Ele sempre teve vitórias no parlamento sem ajudas externas. Arthur Lira, mesmo com a derrota de Jair Bolsonaro, será eleito por razões idênticas.

O resultado do segundo turno da eleição de 2022, não deixa, no entanto de ter influência no futuro político dos dois.

Ambos surgem como possíveis nomes para disputar a eleição majoritária de 2026. Hoje podem escolher qualquer cargo que queiram disputar em Alagoas (qualquer mesmo), mas as chances de vitória aumentarão ou diminuirão de acordo com o desempenho de seus aliados.

Marcelo Victor, ao estilo, deve anunciar já nesta terça-feira que não terá projetos individuais. Será, literalmente, um “soldado” do seu partido e do seu grupo. Já Arthur Lira segue forte, mas vai precisar trabalhar para evitar redução de espaços em Alagoas. Mas essa é outra história.