Em “alta”: alagoano é eleito pela primeira vez presidente da Girolando Nacional
   12 de dezembro de 2022   │     21:36  │  0

Domício José Gregório Arruda Silva, agrônomo, produtor de leite, tornou-se conhecido em Alagoas pela atuação em órgãos federais – com passagem pela Funasa, Porto de Maceió, SFA – e principalmente pela atuação no “mundo agro”.

Nos últimos anos, como presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) Domício Silva liderou um processo de fortalecimento e inovação da Expoagro, tornando o evento no maior do Nordeste em faturamento. A exposição deste ano foi marcada pela entrega aos criadores e ao público de um “novo” Parque da Pecuária. Totalmente reestruturado, o Parque José da Silva Nogueira, no bairro do Prado em Maceió, é um dos mais modernos do Brasil hoje.

À frente da ACA – e muito antes disso – Domício liderou um movimento de fortalecimento da pecuária de leite em Alagoas, com forte repercussão no Nordeste e em todo o Brasil. O trabalho foi além de campeonatos e exposições, que passaram a ser mais concorridos e valorizados. Em parceria com instituições como Sebrae e o governo do Estado, Domício liderou ao lado da Federação da Agricultura, um programa de melhoramento genético das raças leiteiras, baseado em transferência de embriões, com tecnologia de ponta, que virou exemplo para o Brasil.

O trabalho realizado por Domício, especialmente na promoção e fortalecimento do Girolando, foi agora reconhecido. E tem tudo para ser ampliado.

Ele acaba de ser eleito presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (veja abaixo). É a primeira vez que um alagoano chega ao cargo. E Silva chega com vontade. Seu objetivo é disseminar a boa genética da raça, principalmente entre pequenos e médios criadores.

“Queremos que a genética Girolando esteja cada vez mais acessível aos criadores de todo o país, pois é a raça que contribui com 80% do leite produzido no Brasil. Podemos, a partir do melhoramento genético, dar uma importante contribuição aos produtores e ao país, reduzindo custos e aumentando a produtividade”, aponta.

Domício, além de presidente da ACA e da Associação do Girolando também assume, a partir de janeiro, representando a Federação de Agricultura do Estado, a presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae-AL, para um mandato de quatro anos.

Domício Silva, foi eleito presidente da Associação Brasileia de Criadores de Girolando

Versão oficial

Veja texto da assessoria

Domício Arruda é eleito presidente da Associação de Girolando

Uma das prioridades da gestão será a ampliação do programa de melhoramento genético da raça

A partir de janeiro de 2023, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando passará a ser conduzida pelo pecuarista Domício José Gregório Arruda Silva. Ele foi eleito nesta quinta-feira (08/12) com 64,87% dos votos válidos. No total, foram 632 votos válidos e 142 inválidos/nulos. O pleito aconteceu das 9h às 18h, na sede da associação, em Uberaba/MG.

Domício Arruda presidirá a entidade durante o triênio 2023/2025 e pretende ampliar os investimentos no Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG), implantar mecanismos que promovam o acesso dos pequenos e médios produtores à genética superior, alcançar a certificação internacional da raça, dentre outros projetos. “Queremos que a genética Girolando esteja cada vez mais acessível aos criadores de todo o país, pois é a raça que contribui com 80% do leite produzido no Brasil. Já somos a segunda raça leiteira que mais vende sêmen e, devido ao fato dos animais Girolando conseguirem produzir bem em qualquer região, e com sustentabilidade, essa participação no mercado de genética tende a crescer muito mais”, destaca o presidente eleito.

Natural de Palmeira dos Índios, em Alagoas, ocupa atualmente os cargos de diretor de Relações Institucionais e Comerciais da Girolando, de presidente da Associação dos Criadores de Alagoas e de vice-presidente da Federação de Agricultura e de Pecuária de Alagoas. É selecionador da raça desde 1986, na Fazenda Cachoeirinha, localizada em Major Isidoro/AL, engenheiro agrônomo, com pós-graduação em Gestão do Agronegócio.

Também compõem a diretoria eleita os pecuaristas: Luiz Fernando Reis (Vice-presidente), Marcos Amaral Teixeira (1º Diretor-Administrativo), Rubens Balieiro de Souza (2º Diretor-Administrativo), José Antônio da Silva Clemente (1º Diretor-Financeiro), Luiz Cláudio Bastos de Moura (2º Diretor-Financeiro), Alexandre Lopes Lacerda (Diretor de Relações Institucionais e Comerciais), José Renato Chiari (Diretor Técnico-Científico), Tatiane Almeida Drummond Tetzner (Diretora de Relações Internacionais) e Marcelo Renck Real (Diretor de Fomento e Eventos).

Sobre a Associação de Girolando

Uma das principais entidades da pecuária leiteira do Brasil, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando é delegada do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a execução do Serviço de Registro Genealógico e do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando. A raça Girolando é responsável por 80% do leite produzido no Brasil.

Fundada em 20 de dezembro de 1978, em Uberaba/MG, ainda realiza eventos, cursos e exposições, sendo a principal delas a Megaleite. A entidade atende criadores em todo o país e é pioneira na adoção de novas tecnologias, sendo a primeira associação a incorporar a genômica ao programa de melhoramento.