Galba sobre Galba: “político leal ao MDB, que não esconde a relação com JHC”
   27 de março de 2023   │     23:46  │  0

“Meu filho se filiou ao MDB aos 15 anos de idade, contra minha orientação à época. Já se passaram 23 anos e ele nunca saiu do partido. Foi vereador por Maceió três vezes pelo MDB. Ele sempre foi um político leal ao partido”, aponta Galba Novais, o pai, ao falar sobre o filho, Galba Netto.

Um é deputado estadual (primeiro suplente no exercício do mandato), o outro presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, posto que já foi ocupado por Galba pai.

“Na Câmara ele se sai melhor do que eu. Foi reeleito presidente por unanimidade graças ao seu estilo. É um político diferenciado, que sabe honrar a palavra”, aponta Galba numa longa conversa por telefone.

O motivo da ligação foi a citação dele em texto  (veja aqui) sobre a indicação de um vereador do MDB para a liderança de governo do prefeito JHC na Câmara de Vereadores de Maceió. Em parte, a escolha teria sido feita porque Chico Filho tem boa relação com Netto.

Tudo seria muito “normal” não fosse o MDB do governador Paulo Dantas, do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor e do senador Renan Calheiros oposição ao prefeito JHC.

Em meio a essa história citei o “emaranhado” de laços no MDB: Galba Netto é filho de Galba Novais, que é presidente do MDB de Maceió e muito próximo do governador Paulo Dantas e confidente de todas as horas do senador Renan Calheiros.

Esses “laços” criaram, na avaliação de alguns, uma crise de identidade no partido. Não na avaliação de Galba Novais.

“O Galba Netto sempre tomou suas posições de forma independente, de acordo com sua consciência. Mas nesse caso, posso lhe assegurar, que ele sempre foi muito transparente. Ele nunca escondeu do governador Paulo Dantas, nem do senador Renan Calheiros, que tem uma boa relação com o prefeito JHC”, pondera.

A relação, lembra Galba, foi construída por um fato inesperado: “eu e o Galba Netto apoiamos o Alfredo Gaspar de Mendonça na eleição de 2020 em que o JHC foi eleito prefeito. Apoiamos por lealdade ao MDB. Na época eu disse ao senador Renan que era contra a aliança com o Rui Palmeira (ex-prefeito de Maceió), porque ele perseguiu o Galba Netto. Ainda assim, o ele decidiu apoiar o Gaspar porque, apesar da aliança com Rui, era o candidato do partido”, registra.

Um outro filho de Galba, Thales, divergiu da posição do pai e do irmão e pediu votos para JHC. “O Thales tomou posição isolada, mas pediu ao JHC apoio para o irmão, se ele fosse candidato a presidente da Câmara de Vereadores de Maceió. O JHC deu esse apoio e a partir daí foi construída a relação”, reforça.

“Naquela eleição cheguei a defender o nome do Galba Netto como candidato a prefeito pelo MDB. Ele é jovem, preparado e tem apoio político de muitos dos seus colegas vereadores, mas o partido preferiu o Gaspar”, relembra.

Galba avalia que Netto não tem planos para sair do partido. “Ele sempre foi do MDB, sempre leal ao partido e nunca demonstrou vontade de sair. Não sei o que ele fará, mas avalio que é sim um nome que pode, pelo desempenho que vem tendo como presidente da Câmara, ser analisado para outras missões”, aponta.

E quanto a ele próprio, Novais segue com o compromisso de se manter no MDB. “O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor, é um político diferenciado, que sabe honrar compromissos como poucos, assim como o governador Paulo Dantas e o senador Renan Calheiros. Estou bem no partido e vou dar minha contribuição para fortalecer o MDB”, afirma.