Inédito: usina de AL quebra três recordes de produção de etanol na mesma safra
   31 de maio de 2023   │     17:24  │  1

No setor sucroenergético nacional é comum a quebra múltipla de recordes de produção. De cana, açúcar, etanol e em alguns casos de energia (cogeração).

Normalmente, a “maior” produção agrícola é acompanhada de recordes na indústria, excetuando-se os casos em que há um menor rendimento da matéria-prima.

E essa foi a regra nos canaviais de Alagoas na safra 2022/2023 que terminou tardiamente, após nove meses, na sexta-feira 26/5.

Na safra 22/23 o ATR médio em Alagoas foi de 121,99 kg, ante 126,85 kg ATR na safra 21/22. NO ciclo anterior a cana chegou a 132,95 kg de ATR, um número próximo da “média” do Estado que fica em torno de 135 kg de ATR.

Em meio a esse cenário, a usina da Cooperativa Pindorama, sediada no município de Coruripe, região sul de Alagoas, não escapou da queda de ATR. A média das canas moídas na indústria caíram de 136,03 Kg/ATR na safra 20/21, para 132,27 Kg/ATR na safra 21/22 e para 126,74 Kg/ATR 22/23.

Ainda assim, Pindorama conseguiu fechar a safra 2023 quebrando, de forma inédita, diversos recordes históricos de produção:.

– Recorde de produção agrícola, com 1,2 milhão de toneladas de cana.

– Recorde na produção de etanol anidro de cana com 26.170 m3

– Recorde na produção de etanol hidratado de cana com 33.635 m3

– Recorde na produção de etanol total de cana com 59.805 m3

– Recorde na produção de etanol de milho com 5.300 m3

A quebra do próprio recorde nas produções de etanol de cana (hidratado e anidro) e de milho, produzido pela primeira vez em Alagoas, levaram a Pindorama a quebrar outra marca histórica.

Pela primeira vez, desde que a sua destilaria de álcool hidratado foi inaugurada em 1982, há 41 anos, com produção diária de 120 mil litros, a cooperativa terminou uma safra com a maior produção de etanol total de Alagoas.

Somadas as três produções, Pindorama fabricou um volume total de 65,1 milhões de litros de etanol, superando a usina Coruripe, sediada no mesmo município, que normalmente é maior produtora de etanol de Alagoas e na safra 2022/2023 produziu 62,591 milhões de litros de etanol.

Maior do Nordeste

O presidente da Cooperativa, Klécio Santos, revela que o crescimento da produção de etanol faz parte da estratégia de negócios da Pindorama. “Nossa meta é tornar a nossa cooperativa na maior produtora de etanol do Norte e Nordeste, o que esperamos já alcançar na próxima safra, com uma produção que certamente deverá passar de 80 milhões de litros”, aponta.

A operação da nova planta de etanol de milho, a partir de fevereiro deste ano, é considerada uma “virada de chave” para a Pindorama. “Em pouco mais de 100 dias conseguimos fabricar mais de 5 milhões de litros de etanol, com o processamento de 350 mil sacos de milho. Essa produção foi encerrada agora (dia 26) com o fim da safra de cana, em função da falta de bagaço para geração de energia, e será retoma daqui a pouco mais de dois meses, quando iremos começar a nova safra de cana. Esperamos no próximo ciclo produzir mais etanol de milho e de cana, atingindo volume que ficará acima de 80 milhões de litros, podendo se aproximar dos 90 milhões”, adianta.

O que é

A quantidade de ATR (Açúcar Total Recuperável) pode aumentar ou diminuir dependo do nível de maturação ou de umidade do canavial, o que influencia diretamente no rendimento industrial da cana, que pode variar em até mais de 10%, impactando na produção de açúcar ou etanol.

A última, de fato

Não, não foi a Sumaúma, a última usina a terminar a moagem desta safra em Alagoas. Foi sim a Pindorama, a primeira a começar e a última encerrar a safra 2022/2023. A “falha” de registro se deu, em parte, em função da novidade que é a produção de etanol de milho no Estado.

Pindorama também deve ser a primeira a começar a próxima safra, entre a segunda quinzena de agosto e a primeira de setembro, com a expectativa de se ultrapassar a marca de toneladas de cana moídas entre 5% a 10%.

“Trabalhamos para sempre aprimorar nossa capacidade. Os obstáculos existem para serem vencidos. Com os esforços de cada um, com preparação e prevenção, nós conseguimos, mais uma vez, superar nossas próprias expectativas, e assim continuaremos a fazer, garantindo o crescimento contínuo de nossa empresa”, disse Klécio Santos.

Klecio Santos, presidente da Cooperativa Pindorama (Foto: Blog do Edivaldo Junior)

Versão oficial

Veja texto da assessoria

Usina Pindorama supera dificuldades climáticas e encerra safra com recorde de moagem

A Cooperativa Pindorama chegou ao final de mais um período de safra, no fim da tarde desta sexta-feira, marcando a moagem 22/23 como a mais extensa da história da empresa e com recorde de toneladas de cana processada, alcançando o expressivo número de 1.204.416,706 toneladas. A Pindorama foi a última indústria sucroenergética em Alagoas a encerrar sua moagem na safra atual.

Iniciada em meados de agosto do ano passado, esta moagem da Usina Pindorama durou exatos 267 dias, cerca de 9 meses, o que é considerado uma anormalidade, já que a logística de colheita, transporte e processamento da cana-de-açúcar dura, em média, 6 meses.

De acordo com o gerente Industrial da Pindorama, Erikson Viana, esse excedente de tempo da safra 22/23 é resultante das condições climáticas anormais do período.

“Com a ocorrência de chuvas acima da média, há o aumento da produtividade do campo, mas, também, a imposição de dificuldades na colheita e transporte da cana”, disse.

Essas dificuldades não foram uma exclusividade da Usina Pindorama. O volume excessivo de chuvas acometeu todo o estado de Alagoas, impondo às usinas muitos obstáculos para a realização da logística da moagem.

Recorde

A safra 22/23 da Usina Pindorama é a maior de sua história também em toneladas de cana moída. A indústria alcançou significativas 1.204.416,706 toneladas de cana moídas, ultrapassando o recorde estabelecido na safra 21/22, quando chegou a 1.052.071,730 toneladas, um aumento de 13% na produção, superando a expectativa de 5% gerada após upgrade tecnológico e melhoria na estrutura do maquinário da usina, implementados pela diretoria durante a entressafra passada.

A quantidade de cana processada gerou uma produção de 63.850.991 litros de álcool e 1.017.417 sacas de açúcar de 50kg, resultando em 50.870 toneladas.

Previsão

Segundo previsão feita pelo presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, a safra 23/24 está prevista para ter início em entre a segunda quinzena de agosto e a primeira de setembro, com a expectativa de se ultrapassar a marca de toneladas de cana moídas entre 5% a 10%.

“Trabalhamos para sempre aprimorar nossa capacidade. Os obstáculos existem para serem vencidos. Com os esforços de cada um, com preparação e prevenção, nós conseguimos, mais uma vez, superar nossas próprias expectativas, e assim continuaremos a fazer, garantindo o crescimento contínuo de nossa empresa”, disse Klécio Santos.

 

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Alagoano

    É uma pena que tamanho recorde não signifique preços que favoreçam à população local ( em especial a alagoana).O que vemos é as riquezas serem “exportadas” para grandes distribuidoras que por sua vez, repassam a preços inexplicavelmente mais altos à população.

Comments are closed.