JHC começa a perder força política no “confronto” com Paulo Dantas
   21 de maio de 2023   │     22:23  │  3

A aliança costurada por JHC com Arthur Lira prometia trouxe mais força política na esfera estadual e criou uma “blindagem” para o prefeito na esfera federal.

Ao trazer para sua equipe nomes indicados por Arthur Lira, Alfredo Gaspar de Mendonça, Fábio Costa e Davi Davino Filho, o prefeito ganhou num primeiro momento força em todo o Estado e sinalizava a consolidação de uma forte base de apoio na Câmara de Vereadores de Maceió. Pelas estimativas do próprio JHC, dos 25 vereadores, apenas dois (Joãozinho Gabriel e Gabi Ronalsa) fariam oposição.

Apenas três semanas depois de anunciar a formação da aliança com Arthur Lira, Alfredo Gaspar de Mendonça e Davi Davino Filho, JHC começou a perder força, a sofrer baixas, onde menos esperava – na Câmara de Vereadores.

Na sexta-feira (19/5) Zé Márcio entregou a Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura (SEMAPA). O pedido de exoneração veio após uma conversa com o governador Paulo Dantas e é a senha para o vereador Zé Márcio Filho (Pode) vá para a oposição.

E não só ele. Entre segunda e terça dessa (15 e 16) dois vereadores do PSD utilizaram críticas ao patrocínio da prefeitura para a escola de Samba Beija-Flor do Rio de Janeiro, para sinalizar que também estão virando a chave para a oposição. Teca Nelma e Alan Balbino, ambos do PSD, por razões diferentes devem formar na bancada contra o prefeito, mas eram considerados de situação até dias antes.

“Nossa expectativa é que a partir do trabalho que está sendo realizado pelo governador Paulo Dantas com articulação do ex-deputado Davi Maia, os vereadores Brivaldo Marques e Fernando Holanda, MDB, também passem a integrar a bancada de oposição”, aponta um influente interlocutor.

Não é só. A expectativa é que o grupo ganhe, ainda, adesão de outros vereadores, a exemplo de Olívia Tenório (MDB) e Valmir de Melo (PT).

“Na na medida em o pessoal do Palácio dos Palmares tem conseguido convencer alguns vereadores, outros dão sinais de que também podem ceder e ir para a oposição”, aponta o interlocutor,

Davi Maia não esconde de ninguém que seu objetivo é fechar um grupo de oposição com no mínimo 9 vereadores, número que seria suficiente para dar dor de cabeça ao prefeito e sua equipe, inclusive para abrir uma CEI (CPI) para investigar vários contratos da prefeitura.

A partir da ação de Maia e outros articuladores, a expectativa do governador Paulo Dantas é tirar o prefeito da “zona de conforto”. Se isso acontecer, o próximo passo será trabalhar um nome para ser candidato de oposição a JHC pelo MDB no próximo ano. Mas essa é outra história.

 

 

COMENTÁRIOS
3

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Paulo

    Concordo com o comentário acima. O governador cavou sua cova e cada di a fica mais funda sem o reajuste do Funcionário Público. Sem falar que JHC tá fazendo o que muitos prefeitos não fizeram.

  2. CICERO FREDERICO DA SILVA

    POLÍTICOS não tem mesmo essa moral tida, se abocanha na prefeitura depois na maior cara lusa muda de lado, nada de novidade
    Quem vai mostrar sua capacidade no dia da eleição, primeiro JHC deu reajuste, Paulo Dantas deu ZERO
    Em Maceió os Calheiros não tem vez e nem vito.

Comments are closed.