JHC começa reforma administrativa com exoneração de ex-prefeito
   18 de janeiro de 2023   │     23:12  │  0

O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, começou a reforma administrativa “dentro de casa” – literalmente.

A edição extra do Diário Oficial do Município trouxe, no começo da noite desta quarta-feira (18/01), a exoneração do secretário de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente de Maceió (Sedet), Pedro Vieira.

Professor universitário, vereador de Maceió, engenheiro. Pedro Vieira da Silva viveu seu auge na política no governo de Geraldo Bulhões, entre os anos de 1991 e 1994. Foi secretário de Educação e prefeito “tampão”, eleito indiretamente para a vaga deixada por João Sampaio (que já havia assumido no lugar de Guilherme Palmeira).
Prefeito de Maceió entre março e dezembro de 1992, Pedro se tornou conhecido por “cercar” as praças de Maceió e chegou a disputar o governo do Estado.

Pedro mantém relacionamento de muita proximidade com o prefeito e sua família e sua exoneração foi recebida com naturalidade. Ele abre espaço para que JHC inicie a reforma, ampliando sua base política e continua dentro do grupo e a disposição para outras missões.

“Ele reagiu com tranquilidade e agradeceu ao prefeito pela confiança, se colocando a disposição para ajudar JHC seja dentro ou fora da gestão”, aponta um influente interlocutor do prefeito.
A secretária-adjunta da pasta, Sebastiana Cheila Belarmino de Mendonça, passa a responder pela Secretaria até a nomeação de um novo secretário.

A Sedet deve passar por alterações na sua estrutura. O prefeito JHC estuda a criação da Secretaria do Meio Ambiente e a reformulação da Pasta, o que reforçou a necessidade troca na gestão.

A reforma que começou pela Sedet deve chegar a outras Pastas. A expectativa é que sejam criadas até 5 novas secretarias nos próximos dias, além da extinção ou fusão de vários órgãos. A partir da nova estrutura, JHC deve ampliar espaços para vereadores de Maceió e outros grupos políticos. Mas essa é outra história.